Pagerank, o que é e como funcionaO que é e como funciona o PageRank? vamos desvendar um pouco desta métrica do Google em nosso favor

Saber o PageRank de um site é algo fácil, há vários sites e Plugins que fazem esta avaliação para o usuário, mas o melhor mesmo é entender como funciona o PageRank.

O PageRank é medido com um valor de 0 a 10 ou N/A que significa que ele ainda não foi avaliado, talvez você esteja se questionando o que há de deferente entre o PR N/A e o PR 0(zero) Responderei após a imagem.

wordpress-criando-um site-blog-seo-otimizado-pagerank

Se você quiser verificar seu Pagerank pode usar o mesmo site que eu usei, PagerankChecker

PageRank 0 e N/A, diferença

A diferença entre um PR 0 e um PR N/A é que em um você não tem pontuação alguma para ser calculada, no PageRank 0 você teve uma avaliação e foi colocado na fila do PR, Isso não é sempre vantagem, quando se tem um PageRank baixo você definitivamente vai disputar posição na pesquisa do Google baseado em outros critérios como o conteúdo, boa marcação do conteúdo, títulos relevantes e etc.

Falamos mais sobre marcação de conteúdo no artigo, Criando conteúdo otimizado , recomendamos a leitura

O PageRank é uma classificação para sites que são linkados, quanto mais links se tem melhor é para o seu PageRank, ter um bom PageRank era definitivamente estar  na frente nas pesquisas.

O Google armazena e procura os resultados de forma organizada, então o PageRank é mais um fator de organização para o Google, não se sabe a ordem que o Google faz seus arquivamentos, mas é certo que o PageRank não é a principal, tanto é, que ele é atualizado a cada três meses e as vezes fica mais tempo ainda. Eu tenho comigo que o Google já usa outras formas semelhante ao PageRank para categorizar e achar os sites mais relevantes e ouso ainda afirmar que não há fator principal para o Google.

Quando pesquisamos uma palavra ou frase, o Google faz uma varredura completa para achar referencias inteiras da mesma forma que foi pesquisado, sites que tem os termos pesquisados no titulo e na URL ganham mais pontos, sites que tem conteúdo com as frases da pesquisa também são considerados, todos os resultados relevantes são separados e uma pesquisa mais criteriosa é feitas com os classificados, então ele separa os sites que mais se aproximam do que foi pesquisado baseado no termo pesquisado.

Não é difícil concluir que tudo é com base no termo fornecido e sendo assim o que será feito é ver quem tem estas palavras pesquisadas, mesmo que fora de ordem, porem quanto mais parecido mais relevante. Se algum site possuir o termo pesquisado 100% compatível provavelmente ele estará na primeira pagina ou até mesmo será o primeiro, havendo  mais de um com os mesmo termos 100% iguais, o melhor PageRank geralmente leva vantagem, se houver empate, absoluto é provável que um seja cópia, então o Google verifica quem é o autentico.

Para termos uma ideia vamos pesquisar o termo a seguir no Google

como remover as propagandas do utorrent ou bittorrent

Se você notar, o site connarti aparece em primeiro lugar com uma pagina sem PR, deixando para trás dois domínios de pagerank 5(porem as paginas sem PR) e uma pagina com PageRank 2(PR 6 No domínio)

Pgina de resultados do google

Na verdade o site connarti tem o Pagerank N/A, que não faz muita diferença de 0 já que é mais fácil vencer na pesquisa por investir em outros fatores como conteúdo otimizado e de qualidade, definitivamente não devemos esperar que um PR até 2 nos  salve, como foi mostrado na imagem, nem mesmo um pagina com PR 2 foi o suficiente para bater um termo 100% compatível no titulo, na url e no conteúdo, mas vamos ver como ficaria o cenário se o site Connarti não conseguir bater o termo em 100%

Resultados para pesquisa com termo com 80% de compatibilidade

 

A situação mudou, o site connarti deixou de ser o primeiro e passou para terceiro, a troca do termo reduziu de 100 par 90% a compatibilidade do site com o termo e abriu campo para outros concorrentes, nenhum dos sites fizeram 100% em compatibilidade, embora os campeões fizeram menos de 90% eles possuem um PR melhor. O Softonic apresentou uma compatibilidade, mas o conteúdo estava precário e a URL provavelmente foi o calcanhar do site.

O termo que foi trocado é um sinônimo do antigo, e pela experiencia o Google não toca no que é indexado e isso nos leva a se preocupar mais em incluir sinônimos em nossos artigos e certamente se meu titulo fosse “Como remover/tirar…” eu teria ganho nas duas pesquisas por compatibilidade, compatibilidade é igual DNA se é igual é indiscutível, mas se é parecido não é certo, pode ser 90% que seja. Assim é com o homem e o macaco, 10% faz diferença entre estarmos estudando Seo  e estarmos gritando em arvores, assim o Google também pensa.

  • Atulização
    Recentemente eu inclui o sinônimo mencionado acima, o resultado foi como esperado, primeira posição em ambas as pesquisas, e isso nos faz saber que temos que incluir praticamente todos os termos que podem ser pesquisados em nossos textos, confira a imagem abaixo.

Pagerank, o que é e como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *