como criar conteúdo otimizado seoEm muitos momentos não vemos muito resultado em ter um site online, boa parte deste problema tem a ver com um conteúdo de baixa qualidade ou pouco otimizado para mecanismos de pesquisa.

Vamos apreender como criar conteúdo otimizado para seu site ou blog

 

Neste artigo usamos o site já criado em outro artigo para poder fazer esta otimização de conteúdo, adicionamos paginas e um artigo otimizado e bem estruturado, segue abaixo os links de referência.

[quote]Como criar um site ou blog com o wordpress
Site usado: Construtix.wordpress.com[/quote]

Como criar conteúdo otimizado seo para blogs e sites

Criar uma pagina e otimizar seu conteúdo pode ser um pouco trabalhos dependendo da pagina, há muitas paginas que simplesmente não tem muito a se falar, mas de qualquer forma sempre da para encaixar algum conteúdo com qualidade e deixar a pagina bem posicionada, no minimo para o termo que da nome ao site. Vejamos alguns exemplos de paginas e as possibilidades de criar  e otimizar conteúdo.

  • Paginas

    O wordpress e outras plataformas dispõe de algumas possibilidades como, criar formulários de contato, adicionar uma localização e marcar o conteúdo, use estas opções pois são enriquecedoras nas pagina em que cabem tais recursos, estou usando a pagina contato de um site como exemplo e vou mostrar como é feita a otimização.
    Outro ponto importante e fazer as devidas marcações Seo, então criei uma linha com uma curta descrição da pagina,”Construtix pagina de contato” essa descrição é muito importante de estar presente em todas as paginas, ela será o titulo da pagina e será marcada com as tags <H1> essa descrição é usada pelo Google e demais mecanismos de pesquisa, os termos contidos na tag H1 fazem diferença para os resultados, outro detalhe é que cada pagine deve ter um titulo único e apenas um.
    No caso da pagina de contato ser uma pagina de nível principal, inclui o no titulo dela o termo “Construtix“, isso também tem uma outra importância, pois se alguém pesquisar “Construtix ” no Google, estas paginas serão certamente indexadas uma após a outra, outro fator importante nisto é que elas irão compor seus Sitelinks.

Sitelinks são aqueles links adicionais que aparecem para sites com resultados grandes, então o Google cria sitelinks das principais paginas e omite o restante a fim de exibir resultados para outros sites que não sejam o mesmo, Sitelinks fazem parte da otimização Seo e vou conseguir para o projeto, e explicarei como no decorrer deste post.

Uma vez que o conteúdo da pagina foi devidamente gerado, temos de fazer o mesmo com as paginas restantes e para cada pagina temos de ir gerando aparições de palavras chave, assim como na pagina “contato“, onde aparecem as palavras “contato” e “construtix” no seu conteúdo algumas vezes, o mesmo foi feito nas demais, isso faz a pagina ter relevância com estes termos, mas certamente não devemos inserir as palavra de forma artificial, pois é claro que o Google detecta e o resultado pode até gerar ponto negativo para o domínio.

Pagina de contato criada no wordpress

Então neste ponto já temos as paginas com conteúdo e títulos já definidos, é momento de fazer marcações, elas são as Heading Tags <title><h1>,  <h2>,  <h3>,  <h4>, <h5>, a importância de fazer as marcações é alta, sem elas o Google certamente irá identificar de maneira errada cada item de uma pagina, e isso vai definitivamente prejudicar o posicionamento do site, simplesmente pelo fato destas marcações serem referências em momento de analise pelo algorítimo do Google.

Para fazer as marcações eu temos de alternar o modo de visualização do wordpress para texto, e la adicionar as tags aos referidos textos, vou explicar melhor o valor de cada uma destas tags e sua aplicação no wordpress.

Heading Tags

As tags são de grande importância para otimização seo, elas definem trechos importante em uma pagina, estes trecho geralmente são texto, e com as tags vamos conseguir identificar um titulo, uma descrição curta, pontos listados e texto referente aos pontos listado em uma pagina. Eu venho usando estas marcações o tempo todo enquanto escrevo este artigo, esta parte mesmo do artigo(Tags) foi marcada com a tag <h3>, no inicio temos um trecho também destacado com a tag <h2>, a partes subsequentes deste explicativo serão cada uma, uma tag e elas serão marcadas com <h4> , as tags apresentam-se em ordem de relevância assim como a <h1> e mais relevante que <h2> que é mais que <h3> e segue.

adicionando marcações html

  • <Title>

    A  tag principal, ela é gerada automaticamente com o nome que você da a pagina ao cria-la, é explicitamente o nome da pagina.

  • <H1>

    Esta tag é tão principal como a tag anterior, ela deve ser usada apenas uma vez por pagina, e define o cabeçalho, ela deve descrever do que se trata a pagina.

  • <H2>

    Esta é a segunda mais importante, deve ser usada para dar uma introdução ao assunto e vem logo após a tag<H1>

  • <h3>

    Esta tag é uma tag ainda importante mas não tanto quanto as anteriores, ela pode ser usada para marca seções, eu fiz este uso desta tag aqui e marquei a seção “Tags”

  • <h4>

Semelhante a ultima tag mencionada<h3> esta tag pode ser usada para fazer sub marcações. Estou usando esta tag para marcar cada tag que descrevo. Esta tag pode ser usada também para textos de referência.

Veja um exemplo de uso das tags com exemplo desta própria pagina

<title>Connarti -  Criando conteúdo otimizado</title>

<h1> Criando coteúdo otimizado para um site ou blog<h1>

<h2>Vamos mostrar como criar conteúdo otimizado seo...<h2>

<h3>inicio</h3>

<h3>Conteúdo</h3>

<h3>Heading tags</h3>

<h4>tag 1<h4> <h4>tag 2<h4> <h4>tag 3<h4>

Embora o wordpress crie algumas tags automaticamente, há outras que tem de ser feitas manualmente e é assim com a <H2> em diante.

Embora marcar o conteúdo devidamente com as tags mencionadas seja importante, é imprescindível que todo conteúdo tenha uma qualidade para quem vê, de alguma forma o Google consegue medir a qualidade do conteúdo e isso pode ser usado em seu beneficio, lógico que para um bom post isso não é o bastante, eu invisto em mega posts com muita informação, assim as pessoas não saíram do site para buscar mais informações sobre o mesmo assunto, e assim esta sendo com este post que você lê.

Listarei o que por no post para melhorar a otimização Seo

  • Tags <H1>, <h2> e <h3> e <h4> quando preciso (Geralmente em post grandes)
  • Palavras chaves e frases chaves a serem otimizada(No meu caso: “Construtix” e “como construir uma casa”)
  • Referencias externas, citar alguma fonte externa garante mais confiança ao seu artigo
  • Adicionar imagens devidamente descritas
  • Adicione uma meta tag description que tenhas as palavras chaves a otimizar
  • Categorize seus posts

Agora listarei o que evitar

  • Evite títulos, meta descriptions e URLs Longos
  • Evite repetir palavras de maneira forçada
  • Não use as tags <H1> e <h2> como spam e só uma vez  por pagina
  • Não use URLs como “?id=933”

O bom senso é um aliado, e se você abusar pode ser pior para sua otimização Seo, no texto do Blog  de exemplo eu deixei em negrito as frases otimizadas para se ter um modelo de como otimizar um conteúdo.

3 respostas a “Como criar conteúdo otimizado Seo para sites e blogs”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *