como fazer um backup de drives-6Saber fazer um backup de drives é essencial em muitas situações, durante uma formatação, reparo e restauração do sistema podemos perder todos os drives.

Neste post vamos guia-lo em como fazer um backup de drives usando o double driver

A principio precisamos baixar o programa que será usado, no caso usamos o double driver, segue o link

Double driver

Usamos a versão portátil, por muitos motivos  esta opção é melhor, você pode rodar o aplicativo diretamente de um pen drive, realizar o backup e manter os dados no próprio pen drive, assim como pode rodar o aplicativo em outros computadores e realizar os backups.

Outra questão importante, sempre manter seus backups armazenados em locais diferentes daqueles que podem lhe gerar a necessidade de usar um backup, tais locais vão gerar uma recursividade encima da necessidade de um backup, exemplo, não guarde uma cópia dos seus drives no computador porquê não seria um backup, não haveria segurança nesta cópia, se o computador da algum problema você perde tudo.

Como fazer um backup de drivesVisto que você já tem um local seguro para fazer um backup do seus drives, vamos ao trabalho.

Antes de tudo devemos abrir o double driver, note que o arquivo baixado vem compactado em .zip, basta dar dois clicks para ver o conteúdo, que é uma pasta chamada “Double Driver”, copie esta pasta para onde desejar guardar seus backups. A imagem ao lado ilustra o que descrevi.

Dentro da pasta “Double Driver” execute o arquivo dd.exe (dependendo das suas configurações o .exe pode ou não ficar a vista), abrindo o programa click em backup no cato superior esquerdo e então click em Scan Current System no canto inferior, confira a imagem.

Como fazer um backup de drives

Note que a opção Scan current System só aparece após se clicar em Backup.

O programa ira fazer uma varredura do seu sistema e coletara todos os drives instalados, você notara que só vão estar marcadas algumas opções, click em Select > All para selecionar todos.

comoo criar um backup de drives

 

Com tudo selecionado, basta clicar em Backup Now, uma janela ira solicitar que você defina onde salvar os drives, defina o local, ainda na mesma janela marque a opção Structures folder, click em ok e aguarde o final do backup, uma mensagem de conclusão irá aparecer.

como fazer um backup de drives-5

 

Após realizar o backup, certamente você pode precisar fazer uma restauração em caso de algum problema que tenha gerado a perda dos drives no sistemas, para isso vamos ao gerenciador de dispositivos do windows, segure a tecla win touche_windows  e segurando ela aperte a tecla Pause Breack como na imagem a seguir.

Como criar um backup de drivesEssa sequencia irá abrir as propriedades do sistema,  se você estiver no windows 7 ou 8 verá Gerenciador de dispositivos a sua esquerda, se estiver no XP ou anterior terá de ir  na guia Hardware, em um ou outro abra o gerenciador de dispositivos, la veremos se há drives não instalados.

Drives não instalados vão aparecer com um pequeno simbolo amarelo(Uma interrogação e um exclamação) na lista, para instalar estes drives primeiro temos de ter o drive, e então podemos instalar dando um click duplo e indicando a pasta onde guardamos o backup.

 

Um comentário sobre “Como fazer um backup de drives no windows”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *