Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina

Como formatar um notebook; formatar um computador pelo pen drive usb e instalar Windows 7; Windows 8; 10

Muitas vezes, por diferente motivos, precisamos formatar um Notebook, formatar um computador ou similar(PC, Netebook, netbook, All-In-One).Seja por vírus,ou para atualizar o Windows (xp/7/8/10), fazer uma limpeza etc. Muita coisa pode acontecer no sistema o hardware que nos leva querer formatar um computador.

Embora formatar um computador com um técnico seja mais seguro, talvez este não seja o seu caso. Se você já possui conhecimentos maiores em informatica, este guia de como formatar um notebook e instalar o windows 7; Windows 8 é um passo vital para a aquisição de novos conhecimentos da área de informatica, pela formatação de um pc – Pc, Noebook e similares, este guia de como formatar se aplica a quase todos.

Desde o lançamento do Windows 7 e Windows 8 a forma de como formatar um notebook, pc, computador etc, ficou ainda mais fácil.

Leia Também :
Novidade do Windows 10, Vale a pena?
Como atualizar para o Windows 10

A principio se espera que uma pessoa que tenha poucos conhecimento sobre formatação já consiga instalar o Windows sozinha – por se tratar de uma tarefa bem linear, como instalar, ou atualizar, o Windows 7 / 8 não será dor de cabeça.

Uma das maiores facilidades ao formatar Notebook e PC com Windows 7 ou Windows 8, é a instalação de drives, que durante a formatação e instalação ocorre de forma automática. Durante a instalação do windows, a maior parte dos dispositivos são reconhecidos e instalados automaticamente, isso já deixa uma instalação do windows pronta para uso na maioria das formatações, – o ideal mesmo é fazer um backup dos drives antes de formatar o computador ou notebook, isso evita muita dor de cabeça após uma formatação de notebook e instalação do sistema Windows. Deixamos um link de como realizar um backup de drives, antes de formatar e instalar o Windows, a seguir:
Realizando um backup de de drives fácil com o Double Driver – Windows

Outro quesito que deixa as versões do Windows 7 ou 8 e 10 mais fáceis de serem instaladas é a possibilidade de fazer toda a instalação por meio de um Pen driver bootavel. – Você pode realizar todo o processo com um pen drive usb. Formatar um pc com um pen-drive do Windows é bastante rápido. Já ensinamos como criar um pen-drive bootavel em outro artigo aqui no site, segue o link para ver Criar pen drive bootavel do windows 7 e 8

Embora o link acima descreve uma forma de criar o seu pen drive bootavel, o método usado é via comandos, se preferir, pode usar um dos seguintes programas para criar seu pen drive do windows 7 ou 8 e poder formatar meu computador e instalar o windows com este pen drive.
Windows USB/DVD  (win 7 e 8)
Widows 7  USB/DVD Tool (win 7 )
Rufus (win 7 e 8)

Para criar um Pen drive de instalação do windows e usa-lo para formatar um computador, notebook ou netbook e instalar o windows,você vai precisar de um disco/CD do sistema operacional Windows. Há duas formas de você conseguir este disco do Windows: comprando diretamente em alguma loja, ou baixando uma cópia. Como baixar seria pirataria não vamos abordar o procedimento aqui.

Assumindo que você já tenha um pendrive bootavel do Windows 7 ou 8 pronto para instalar, o que devemos fazer agora é usar este pen drive e iniciar a formatação do notebook ou PC.

Se você tiver um disco pode usa-lo também, no entanto, fazer a instalação e formatação por um pen drive é muito mais rápido.

Vamos aos passos que teremos de realizar até concluir a formatação do computador e então instalar o windows 7 ou 8

  • Iniciar a instalação via USB(pen drive)
    Ponto onde faremos o computador iniciar a a prtir do pen drive.
  • Configurar os discos(Partições)
    Aqui realizaremos as configurações de partições e formataremos os discos.
  • Realizar a instalação

    Realizado os passos acima, andamos a instalação iniciar e aguardamos.

Embora sejam poucos os passos, eles merecem alguns cuidados e detalhes. Se não for esclarecido como fazer o boot pelo pen drive, talvez muitos fiquem perdidos e não consigam fazer a formatação do notebook. Assim como é bom esclarecer alguns detalhes sobre discos e partições antes da instalação. vamos conferir como formatar um notebook. Logo, como instalar o windows 8 (7).

Como formatar meu notebook e Instalar o Windows 7,  windows 8 ou Windows 10 Pelo Pendrive.

Antes de fazer qualquer ação(Formatação), recomendo que faça backup de todos os seus arquivos, assim como recomendo que seja feito um backup do seus drives. No link abaixo deixo um guia para realizar o backup dos drives.

Como realizar um backup dos drives do windows

O backup dos seus arquivos pode ser copiado para um HD externo ou pen drive, depende muito do que você tem em mãos e do volume de arquivos. Se você já tem uma partição reservada a arquivos, não será preciso fazer nada desde que os arquivos estejam nesta partição, senão, copie-os para a partição em questão(Que não será formatada).

Para efetuar o backup dos drives sugiro que use o DoubleDriver como no guia indicado, ou um programa de sua preferencia, rode o programa e salve os dados no mesmo pen drive que contem o Windows, ou se preferir em outro dispositivo.

Iniciar a instalação do windows

Para formatar um computador é preciso dar inicio a instalação do Windows, fazendo a maquina iniciar pelo pen drive, para isso é preciso  a principio desligar o computador.

se você esta no windows 8 o computador geralmente não desliga, ele sempre hiberna, você pode desliga-lo completamente segurando o botão de desligar até ele desligar forçado(pouco recomendado), ou mandando reiniciar. Qualquer duvida para desligar o computador definitivamente, consulte esta pagina da Microsoft

Certifique-se de que o pen-drive do windows ou Disco do Windows 7/8 está na maquina, então ligamos(Ou reiniciamos) o computador – Na verdade, usamos um notebook para guia-lo em como realizar esta formatação.

O detalhe aqui é pressionar a tecla para entrar nas configurações quando ele ligar, porem esta tecla deve ser apertada na tela inicial, aquela tela preta que aparece antes de tudo, assim que se aperta o botão de ligar. Identificar qual tecla deve ser apertada é fácil, na própria tela que mencionei aparece a tecla a ser pressionada, geralmente é F2 ou Del, varia de maquina para maquina, mas o fabricante sempre irá colocar na tela qual delas é

Como formatar uma maquina e instalar o windows 7 ou 8

Embora você possa entrar nas configurações da bios e definir o boot pelo pen-drive. Grande parte dos computadores atuais fornecem a opção de escolher qual disco dar o boot por uma tecla de atalho( geralmente F8), por esta tecla, uma lista de discos disponíveis é apresentada, bastando a você selecionar o dispositivo correto, esta opção aparece ao mesmo tempo, na mesma tela primaria, que aparece a opção de acesso as configurações do setup. Na imagem acima usamos um notebook CCE U25L, este modelo usa as teclas F2 ou Del para acessar as configurações e a tecla F7 para mostrar o menu de opções de boot, modelos da Sony usam a tecla Assist,  outras marcas como Positivo, Acer, Hp etc geralmente abrem o setup com uma tecla Fx(F1, F2 F3 …) ou Del.

Se você tiver a opção de lançar o menu de opção de boot(F8), é mais fácil. Se você não tem esta opção, entre no Setup do seu aparelho e procure pelas configurações de boot do computador, e altere a ordem colocando o pen-drive como primeiro da lista. O menu do Setup não é padrão, cada fabricante faz de um forma, porem segue imagens do nosso CCE como referência. Faça isso para prosseguirmos com a formatação do notebook

Como formatar um pc com windows 7 ou 8 - aterando o boot e verificando o dispositivo
Aqui estamos na lista de boot, o primeiro é o hd, e o ultimo é o pen-drive

 

Uma vez que você entrou no Setup da maquina, a missão é encontra as configurações de boot. -nestas configurações vamos alterar a ordem do boot e definiremos o boot USB como primeiro da lista, se você não quer usar um pen drive mas sim um Disco, defina a opção CD/DVD como primária.

Caso o seu menu de boot não esteja acessível, desça um pouco a pagina e faça o processo de habilitar o suporte a outros sistemas operacionais, os detalhes são descritos logo abaixo das próximas imagens, e lembrando que a disposição destes menus podem variar de-acordo com a maquina.

Como formatar um pc com windows 7 ou 8 - aterando o boot e selecionando o dispositivo
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8 – Basta selecionar a primeira opção e alterar o dispositivo para definir o pen drive como primário – Foto: Rafael Rabelo

 

Como formatar um pc com windows 7 ou 8 - aterando o boot e selecionando o dispositivo
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8 – Ao final deve ficar assim, com o primeiro sendo o pen-drive – Foto: Rafael Rabelo

 

Com estas definições feitas estamos mais próximos de realizar a formatação do notebook por completo. Entretanto, ainda resta mais uma configuração a ser feita no Setup. trata-se de definir o suporte a outros sistemas operacionais. outro detalhes que devo lembrar é que algumas maquinas não permitem que o menu de boot seja alterado até que seja definido este suporte a sistemas operacionais que não seja o windows 8 esteja ativado. A configuração é feita no Setup, procure na guia “Advanced” ou similar como na imagem abaixo. Ainda na imagem abaixo podemos ver a opção SATA Mode, se você for formatar e instalar um sistema anterior ao windows vista, como o windows xp, por exemplo, altere esta opção também.

setup-menu-changing-os-support
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8 – Abrindo o suporte a outros Sistemas – Foto: Rafael Rabelo

 

Com as configurações acima realizadas, o próximo passo é salvar e fechar o Setup do pc, isso é quase sempre na ultima guia, faça e aguarde que a maquina irá iniciar novamente. com o pen-drive plugado é só aguardar para que a instalação inicie e em breve estaremos formatando o pc pelo pen drive do windows(ou cd se você optar por isso).

setup-menu-saving-changes
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8 -Salvando as alterações – Foto: Rafael Rabelo

 

Configurar os discos(Partições)
Aqui realizaremos as configurações de partições e formataremos os discos.

Formatando e instalando o windows7 ou 8
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Foto: Rafael Rabelo

Com o boot devidamente configurado para o pen drive ou para o CD/DVD,  só precisamos ligar o computador ou notebook com o pendrive ou o disco do windows inserido e a instalação será iniciada automaticamente. O correto é que a apareça a tela de inicialização da instalação como mostrado na imagem ao lado, bastando aguardar alguns instantes até surgir o primeiro menu. Se esta tela não aparecer, provavelmente não ocorreu o boot ou as mídias usadas(pen-drive ou disco) não estão devidamente preparadas, neste ultimo uma mensagem de erro será mostrada caso haja boot em mídias inadequadas para realizar a instalação.

Se você seguiu este passo a passo certo até aqui, podemos seguir para formatar o notebook. Uma tela irá surgir onde você seleciona as opções de idioma do sistema, do fuso horário e o método de entrada do teclado. As opções de idiomas variam conforme a linguagem do seu windows, o que usamos é em Português do Brasil(PT-BR) como pode ser visto na imagem a seguir.

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina - tela de idiomas
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Tela inicial da instalação – Foto: Rafael Rabelo

Selecione os idiomas e click em avançar, será levado a outra tela onde só há uma opção, click em Instalar agora

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina - tela 2
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Foto: Rafael Rabelo

Tendo clicado em instalar agora, a instalação do windows te leva a um terceiro passo  que pode ou não ser diferente, tudo vai depender do seu windows. A próxima imagem pode ou não aparecer para você, no caso da nossa instalação usamos um windows que permitia selecionar diversas versões, então temos a seguinte tela onde podemos escolher qual versão instalar após formatar nosso notebook.

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina - tela de seleção de sistemas
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Esta tela pode ou não contar varias opções – Foto: Rafael Rabelo

Diferença entre as versões do windows

Escolher a versão do windows a instalar não tem muito segredo. -Descreveremos superficialmente.

A versão Ultimate é a melhor, para uso sem limites e com os melhores recursos
A versão Home Basic é para uso domestico sem muita exigência, parecida com a versão Starter por ser cheia de restrições.
A versão Home Premium é um pouco melhor  que a anterior, podendo atender algumas exigências, é a melhor opção para usuário final. Enquanto a Professional é para quem vai fazer uso mais extremo do computador, geralmente empresas, gamers, designer e etc – essas são as diferenças de versões do windows que precisamos entender para seguir com  formatação do note.

As opções x86 são para maquinas com pouca memorias RAM ou mais antigas, esta versão tem limitações de reconhecimento de memoria e é pouco recomendada a aparelhos novos, se você tiver 4Gb de RAM recomendo que faça a instalação de uma versão x64, se você tem 2Gb e pode aumentar esta quantidade, instale a versão x64 e faça um upgrade da memoria RAM.

Se você quiser saber um pouco mais sobre as versões x86 e x64 pode consultar as perguntas frequentes no site da Microsoft no link a seguiu : Versões de 32(x86) bits e 64(x64) bits do windows

Ao escolher sua versão a ser instalada, se assim for possível,  click em Avançar e será levado a escolher o tipo de instalação, duas opções são dadas, Atualização e Personalizada, usaremos a opção personalizada(Avançada), bastando clickar e será direcionado as opções de disco onde faremos / mostraremos como formatar.

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina - tela de seleção
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Defina a opção Personalizada – Foto: Rafael Rabelo

O próximo passo é cuidar dos discos, devemos criar uma partição que vamos formatar e instalar o windows 7 ou 8  e então iniciar a instalação, para isso devemos selecionar uma partição. -talvez você tenha uma partição ou talvez mais de uma. Só fique atento a partições que contenha seus arquivos de backup, elas não devem ser tocadas. Quanto as demais você pode excluir. Após excluir tudo terá um espaço não alocado.

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina - tela de seleção de discos
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Foto: Rafael Rabelo

O que tem de ser feito com o espaço não alocado é criar uma nova partição.

Selecione  o respectivo disco com espaço não alocado, e click em Opções de Unidade então click em Novo, será aberto as opções de configurações da partição. Você deve definir o tamanho da partição em Megabytes. Para criar partições adicionais basta informar o tamanho e clicar em criar. O que sobrar ficara como espaço não alocado, bastando repetir o processo e criar outra partição com este espaço.
O recomendado é que se tenha pelo menos 20GB para a partição onde o windows será instalado, o que daria um total de 20480 MB. O quanto será reservado para o windows é só você quem pode dizer, mas tenha em mente que nesta partição ira ficar todos os programas que você instalar. Escolha a quantidade que achar certa e crie as partições.

Com as partições criadas vamos iniciar a instalação do sistema windows. Selecione as partições criadas e formate cada uma tomando cuidado com partições de backup, use a opção <NTFS RAPIDO> ao final, selecione a partição que será instalado o windows e click no botão Avançar.
Neste ponto você já formatou o notebook e iniciara a instalação do sistema.

Uma partição adicional “Reservado pelo sistemas” foi criada pelo windows, é normal, não mecha nela,apenas siga o guia 

Realizar a instalação

Realizado os passos acima, mandamos a instalação do windows 7 ou 8 ou o Novo windows 10 iniciar e aguardamos.

Formatando e instalando o windows 7 ou 8 em uma maquina
Guia: Como formatar e instalar o windows 7/8/10 – Progresso da instalação do windows – Foto: Rafael Rabelo

Neste ponto o pc já foi formatado e a instalação já esta correndo, aguarde alguns instantes até que todos os passos sejam concluídos.

O computador será reiniciado durante a instalação, é perfeitamente normal, quando todos os passos estiverem concluído a instalação estará pronta, o computador ira reiniciar automaticamente. Isso vale no novo windows, o windows 10.

Um detalhe é que, ao concluir a formatação e instalação do sistema, a maquina ira reiniciar, se a ordem do boot não for alterada, a instalação iniciara novamente, ou seja, se você optou por alterar o boot no Setup, esta opção deve ser desfeita ao final da instalação, porem se você esqueceu de fazer isso e o boot foi dado, não se preocupe, só cancele a instalação e o computador reiniciara novamente, então entre no Setup e volte o HD para primeira posição do boot.

Durante o a instalação do windows será solicitado alguns dados, o preenchimento é simples, quando lhe for solicitado a chave do produto você pode pular a ativação e fazer depois, um nome de usuário e senha também será solicitado, siga preenchendo e não demora muito a finalizar a instalação.

Fim da formatação e instalação do windows. Volte as opções de boot para o normal e esta feito. O sistema inicia normalmente, conseguimos formatar  instalar o windows 7 ou 8 pelo pen drive usb(ou Disco), tudo que tem de ser feito agora é verificar se os drives estão ok, mas isso será assunto para um futuro post, mas de qualquer forma, se você fez um backup com o Double driver,  agora pode fazer a restauração usando o mesmo programa.
Agradecemos por seguir nosso guia passo a passo para formatar um notebook e instalar o windos pelo pen drive usb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *