Qual o melhor custo beneficio ao montar um pc para design 3D. Como montar uma maquina para design 3D.

Dos critérios que um designer deve levar em consideração ao montar uma maquina para design – para uso de aplicações 3d tais como Autodesk Maya, 3d Studio Max, Blender e etc – entre outros a melhor opção é de longe o PC(Ou computador de mesa, desktop). O porque desta ser a melhor opção são as várias as vantagens como listarei a seguir:
Como montar uma maquina para design 3d - Render machine

  • Melhor desempenho
  • Melhor manutenção
  • Maior durabilidade
  • Facilidade de upgrade

    Se hoje você pode comprar um computador com uma configuração X, por exemplo:
    Cpu i3 + 4GB de Ram +320Gb de HD sem Placa de vídeo dedicada.
    futuramente você poderá melhorar esta configuração peça por peça, adicionar um processador mais rápido, mais memoria Ram e etc.
    Suponha que conseguimos as seguintes melhorias no pc:
    Cpu i7 + 8GB de Ram + 640GB de HD(RAID) + Placa vídeo dedicada.
    O custo dos itens acima são bem mais em conta do que comprar uma maquina completa já com estes itens.

Sabendo dos preços de um computador para design 3D, fica inviável trocar a o computador inteiro só para ter algumas melhorias. Portanto, aparelhos como notebooks, All-in-one e similares ficam fora de questão quando se monta uma maquina para fins de design, renderização ou jogos.

Ao montar um pc para design 3d, temos de avaliar não só o custo beneficio, muitas peças vão se valer muito mais do beneficio. Com isso em mente, certamente vamos ter que priorizar alguns componentes que irão fazer o computador ter um desempenho esperado e dar possibilidade de melhorar este desempenho.

Se atualmente podemos comprar um dos melhores processadores i5 do mercado, e para isso temos de investir em uma placa mãe inferior, de forma alguma teremos vantagens o fazer isto pois, futuramente se pudermos investir em um i7, uma placa mãe nova provavelmente terá de ser inclusa no upgrade. Um escolha errada como citei, pode gerar um prejuízo enorme na compra de um novo processador e uma placa mãe equivalente – estaremos desperdiçando um outro processador e uma placa mãe.

Abrir mão de um processador i5 de 700,00 e investir em um i3 de 400,00 com uma placa mãe de 1.200,00 da um total de 1.600,00
Investir em um i5 de 700,00 com uma placa mãe de 600,00 da um total de 1.300,00 . Parece mais vantagem montar um pc assim, mas no futuro, vamos já ter gasto 1.300,00 e ao fazer um upgrade somamos mais 1.200,00 + 1.200,00(i7 + Placa Mãe) dando um total de 3.700,00. Na segunda opção onde investimos 1.200,00 em uma placa mãe, teremos o prejuízo apenas do processador de 400,00(contra 1.300,00) enquanto teremos um gasto de apenas 1.200,00(contra 2.400,00) dando um total de 2.800,00 uma economia de até 900,00 ao fazer um upgrade na sua maquina.

Para entender melhor como montar uma maquina para design 3D vamos saber quais partes do computador tem maior relevância para este tipo de uso. Em um computador teremos sempre as seguintes partes:

Fonte de alimentação
Placa Mãe ou Motherboard
Processador(cpu) e Cooler
Memorias Ram
HD(disco rígido)
Placa de Vídeo(VGA)
Gabinete
Teclado,Mouse e Monitor

Em ordem de importância, para o melhor desempenho geral, para um designer e seus renders, vamos ter a seguinte ordem de peças para montar um pc:

  • Processador e Cooler
    O processador é o item mais importante porque ele é quem faz a parte mais demorada de um projeto 3D, que é  a renderização. Já o cooler é a parte que resfria o processador, em atividades que faça a cpu esquentar, o cooler tem importância igual a do processador.
  • Memorias
    Sem memória RAM o processador fica inteiramente limitado, o que chamamos de gargalho.
  • Placa Mãe
    A placa mãe interliga tudo, e uma boa placa mãe é fundamental para se ter um bom processador, igualmente é para se ter boas memórias RAM e para que ambos se comuniquem.
  • Placa de vídeo
    Para o design em si, que é o processo de desenho e modelagem, a placa de vídeo não é tão importante quanto é para o processo de renderização, claro que há placas especificar para renderização, assim como há para jogos.
  • Monitor
    Até fazer a escolha de uma placa de vídeo descente não devemos investir em um monitor, mas já tendo feito a escolha, o ideal é investir em alta resolução junto com grandes polegadas. A maioria dos softwares 3D tem uma enorme lista de ferramentas, considere uma tela que caiba as mais usadas  e ainda permita desenhar com conforto, a fidelidade de cores também dever ser seriamente  considerada, se você estiver em produtos apple não terá com o que se preocupar.
  • Gabinete
    A importância do gabinete é caber tudo que estamos citado aqui, uma ou duas placas de vídeo, um, dois ou até quatro processadores que precisaram de bastante ventilação. Lembres-se que futuramente pode ser preciso melhorar algumas coisas, escolha um gabinete espaçoso e com boa circulação de ar.
  • Discos
    Os discos tem pouca importância para boa parte dos aplicativos, não seria diferente para o 3D, uma vez que tudo acima foi priorizado e recebeu os devidos investimentos, o uso do disco será apenas para armazenar, salvar e carregar projetos e arquivos dependentes.
  • Fonte de alimentação
    Este item é uma grande variável, sua escolha é diretamente influenciada pela escolha dos demais componentes do computador, o ideal é que ela atenda a configuração com alguma sobra.
  •  Teclado e mouse
    Para design 3d deve se ter alguma qualidade, mas o ideal é testar alguns e julgar o que mais lhe agrada

Agora vamos aos fatos : softwares 3D. Irei detalhar o grau de importância do hardware e suas tecnologias e recursos. Logo, se você for comprar um processador, prefira primeiro por quantidade de núcleos, depois por clock depois por instrução(Arquitetura) e por ultimo por conjunto de instrução. Assim teremos as seguintes ordem de importância ao montar uma maquina:

  • CPU – Processadores

    Núcleos > Quanto mais núcleos mais rápido é uma renderização, porem um Clock elevado pode superar núcleos a menos.
    Clock > Define a velocidade do processador Ex: 2.2 Ghz, quanto maior, melhor.
    Arquitetura > Atualmente todos os processadores vem com suporte a 64 bits
    Conjunto Instrução > Conjuntos de instrução podem acelerar processos quando usadas ex de instruções: SSE4
    Ex: i7 sandy bridge, 3,4 Ghz, 64 bits com SSE 2, 3 e 4

     

Pelo exemplo, teríamos um i7 2600k, se não estiver a seu alcance vá abatendo o modelo de acordo com a ordem de importância até achar algum que lhe atenda ao máximo pelo que você pode pagar para ter no computador.

  • Cooler

    Tipo de refrigeração > Pode ser liquida ou por ventilação. Embora seja mais caro, a opção Liquida é superior.
    Metal utilizado > O metal utilizado na construção de um cooler influência diretamente na sua eficiência.
    marca > Vale a pena priorizar marcas.

  • Memoria RAM

     

     

    Tecnologia > Quanto mais recente a tecnologia melhor, atualmente memorias DDR3 são as melhores.
    Quantidade > Não adianta ter super memórias sem capacidades razoáveis, 8Gb tem sido um valor de inicio para designers 3D.
    Módulos > Boas placa mães te permitem ter vários módulos, vários módulos podem dobrar a velocidade de acesso e te livrar de investir alto em memória com altas frequências.
    Freqüência > Quanto maior melhor, baixas frequências podem gerar gargalhos, mas se você tem pares, pode fazer uso de tecnologias como Dual Channel ou QPI, que multiplica o acesso quando há mais de um módulo de memoria em uso.
    Marca > Boas marcas oferecem melhores latências, frequência e até garantias vitalicias.

     

  • Placa Mãe

    Compatibilidade > Compatibilidade é quase padrão visto que as tecnologias estão fixas no mercado, porem fique atento a compatibilidade de futuros processadores e linhas mais altas, tanto para CPU como para memorias.
    Suporte a upgrades > Muitas placas vão suportam peças  como processadores e memorias mais potentes, isso é uma economia em um futuro upgrade
    Marca> Escolha marcas mais conceituadas no mercado, isso garante não só um bom suporte, mas tabém um melhor durabilidade


    Muitas placa mães podem parecer convidativas para o seu pc: preços bons e suporte ao processador que você esta comprando. Mas, fique atento, pode haver outras coisas que gerem um preço mais baixo – como componentes de baixa qualidade, suporte a baixas frequências e poucos Slots para memorias RAM, lista limitada de Processadores compatíveis, poucas saídas e entradas, Áudio e rede ruim, limitação de Slots PCI-Ex, tamanho compacto que faz os componentes ficarem muito próximos ou até mesmo não ser possível usar algumas soluções como Coolers maiores e varias placas de vídeo.

  • VGA – Placa de vídeo

    Requisito do software > A placa deve atender os requisitos recomendados com folga de 150%
    Barramento > Atualmente o PCI-Express tomou o mercado, sera a conexão disponível em sua placa mãe.
    Modelo > Para designers 3D a opção é a linha Quadro da Nvidia, com centenas de processadores que podem ser usados para acelerar as renderizações.

    Como montar um computador para design 3D
    Placa Nvidia Quadro 4000, 2Gb GDDR5, PCI-Ex 2.0, 256 Bits

Há mais critérios a serem considerados ao escolher uma placa de vídeo na montagem do de um computador caso você não possa investir em uma placa Quadro, mas no final o que vai importar é a largura de banda. Esta largura é gerada com base em algumas variáveis, são elas: a frequência da memoria e a taxa de bits. Você pode conferir uma lista de placas já com a taxa de transferência(Largura de banda) nos link a seguir
Tabela de VGA Nvidia
Tabela de VGA AMD

Se você for investir em uma placa de vídeo tipo a quadro – são placas dedicadas a auxiliar na renderização – ao montar seu pc, prepare-se, os valore podem ser muito altos e pensando nisto vou deixar uma tabela de recomendação de acordo com o software a ser usado logo abaixo.
Como montar uma maquina para design 3d

 

  • Monitor

    Tamanho > O tamanho da tela deve ser grande, eu recomendaria algo como para 24″ uma resolução minima de 1080×1920(full HD), mas dependendo de sua placa de vídeo, vale investir em modelos super-wide.
    Velocidade de resposta > Quanto maior melhor, porem a maioria dos monitores já tem valores aceitáveis para design 3D.
    Tipo de tela > Atualmente temos, LED, OLED e RETINA, a ultima para aparelhos Apple, que dispensa qualquer cuidado mencionado aqui. Tirando opções de retina, OLED é a melhor, por suceder o LED

  • HD – Disco Rigido
    Marca > A marca dita muito pela qualidade e durabilidade, pesquise teste com vários modelos para fazer uma escolha.
    Capacidade > Se possível invista em dois  para fazer um sistema RAID, senão escolha o maior que pode pagar.
    RPM > Rotações por minuto, define a velocidade, em RAID esta velocidade é dobrada.
    Interface > Atualmente não encontramos mais placas mãe com interface IDE, tornando o SATA a interface padrão.

    Se tiver interesse em uma iniciação mais rápida, tanto do sistema como dos aplicativos, considere investir em discos SSD, os mesmo são altamente mais rápidos e duráveis. Porem, mais caros e em capacidades menores.
  • Fonte
    A fonte de alimentação é escolhida por ultimo, para escolher uma fonte leve em consideração boas marcas e  a potencia real. A potencia da fonte deve ser calculada com base em todos os componentes já escolhidos, assim  ter ou não um placa de vídeo pode reduzir ou aumentar o valor do consumo energético. Como regra sempre leve uma fonte com potencia acima da que você precisa, assim se você for fazer melhorias não terá de comprar outra fonte de alimentação.

Alguns detalhes merecem serem ressaltados, tais como:

Dependendo do clock(Freqüência da cpu  ex: 2.0 Ghz) do processador da maquina, ele poder superar a eficiência -ou desempenho – de um ou mais núcleos. Núcleos reais são superiores a núcleos virtuais, ou seja, sempre prefira processadores com todos os núcleos físicos.

Dependendo da placa de vídeo On-board, fica desnecessário comprar uma placa Off-board. Seria o caso do vídeo integrado em alguns dos processadores da Intel, no entanto, só vale se for para substituir placas comuns em computadores para designers.

Se você tiver fundos para investir em uma VGA(placa de vídeo) do tipo Quadro FX da nVidia, considere a placa de vídeo tão importante quanto o processador.A tecnologia CUDA – presente na linha de placas Quadro -garante que não só o processador da maquina trabalhe na renderização, mas também, os processadores da placa de vídeo.

Ter uma placa de vídeo auxiliando na renderização é algo que reduz massivamente  o tempo de renderização de uma cena -devido as dezenas de processadores auxiliares presentes nas VGA.

A importância do cooler é pelo fato do processador ficar muito lento se ele não for “refrescado”. O mesmo ficara lento devido ao aquecimento ecessivo – e ele é o principal em uma maquina destinada a design 3D e renderização.

A instrução e o conjunto de instrução contidos nos processadores podem acelerar um render em até 200%, quem é usuário do Blender com Intel sabe disso, pois o mesmo tem diferentes compilações otimizadas para processadores intel SSE2 SSE3 e SSE4. Usuários de outros renderizadores podem acha-los em sua maioria em versões x6, inclusive os programas tal como o próprio Maya e 3dsMax da Autodesk

Embora eu classifiquei a frequência das memorias com uma boa importância, vem ao caso ver se um clock menor não supre a banda necessária para com a CPU, a vantagem é que reduzindo o clock, também reduz a CAS_LAT da memoria, se você optou por processadores Intel, pode se beneficiar de tecnologias para dobrar a banda e poder reduzir a Cas.

Teclado mouse e o monitor vão influenciar diretamente na sua produtividade, não de pouco valor a estes.

Diante tal guia você esta apto a escolher o melhor hardware que você pode pagar para uso de design 3D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *