Apesar de não ser um termo muito popular, por se tratar de algo em especifico, vez ou outra ouvimos o termo render, e afinal, do que se trata um render.

Render é um termo muito comum para designers 3d e o mundo 3D no geral, praticamente, é a
forma com que eles se referem as imagens geradas por um renderizador, ou uma imagem processada eletronicamente de uma simulação poligonal com simulação física.

 

 

Render com mental ray

Renderizado pelo renderizador mental Ray

 

Pelo sentindo de programas de computadores, render é o produto do processamento/renderização de  um modelo ou cenário. Basicamente nos programas de modelagem 3D, fazemos  os modelos e cenários, adicionamos materiais, shaders, texturas, luzes e etc, que são os responsáveis pelo aspecto realista que vemos nas imagens renderizadas, como reflexo, transparência, relevo e etc.

Uma imagem renderizada é gerada totalmente a partir de cálculos, cálculos estes que são tarefa de um renderizador. Diferentemente de imagens tiradas com câmeras digitais, imagens renderizadas não são tão rápidas de obter. O tempo que um computador de tecnologia de ponta leva para gerar um imagem faz qualquer designer 3D se admirar com o mundo físico real.

Na imagem abaixo, temos um render belíssimo, a cena é composta de vários copos de vidro e líquidos. Dependendo da maquina, esta cena pode levar de 4 horas a 4 dias para ser gerada, e dependendo do renderizador, o tempo é
infinito. Os valores de tempo variam muito de acordo com as configurações do renderizador, do renderizador e do
computador. Renderizadores como o maxwell e configurações altas de resolução e Suavização, entre outras funções,  afetam brutalmente o tempo de render de uma cena.

Render

Render

 

Render é um nome praticamente exclusivo ao mundo 3D, mas o verbo renderizar pode se aplicar a muitos outros assuntos, como o processo de converter, processar e exibir um imagem qualquer na tela, renderizar uma pagina de internet ou uma faixa de som, mas de maneira alguma teremos um render. O Render equivale ao click, termo usado quando se fotografa algo, porem no render nossas câmeras são virtuais, assim como todo o  restante.

Então resumidamente, render é uma imagem gerada a partir de um modelo ou cenário 3d, não é difícil entender do que se trata, mas é bem complexo tentar explicar para alguém, todos os detalhes de um render.

[review]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *