Divulgar um produto de maneira eficaz é o fator chave para acelerar qualquer negocio, como dizem, “a propagada é a alma do negocio”, e não é mentira, veja os fundamentos de uma boa divulgação

Embora muitos digam que tem bastante clientes e que nunca falta serviço na sua em empresa, mesmo sem fazerem qualquer divulgação, ainda que não seja visível, a divulgação esta acontecendo, ela é imprescindível e sem ela não tem clientes. Há inúmeras maneiras do seu negócio ser divulgado, uma delas é o boca-boca.

Fundamentos da boa divulgação

Para muitos, ter um negocio de sucesso e fruto de fazer uma boa fama a respeito do seu negocio. Ter uma imagem positiva e um ponto que realmente fortalece um negocio, ter esta boa imagem é fruto de muito trabalho.

Assim como ter pontos no mercado é importante, divulgar o que você faz é igualmente importante, principalmente se você não quer que o seu negocio pare de crescer. Devido a uma boa divulgação fazemos uma clientela, esta clientela nos indica a outros e outros podem nos indicara outros, mas para que isso aconteça é preciso divulgar delicadamente e com cautela, é ai que vem dois pontos que mencionei.

Boa divulgação

Com uma boa divulgação você chama os clientes, a maioria de potencial, destes você se aproveita para fazer a imagem da sua empresa, que é o que mencionei nas linhas logo acima. Depois de uma boa divulgação você precisa cumprir o segundo parâmetro, que vem logo a seguir.

Fazer uma imagem positiva

Depois de trazer os cliente ao seu negócio, é hora de fechar negócio com eles e fazer o serviço de qualidade, sem isso não fica fácil avançar, sua imagem fica ruim, e o cliente não traz mais cliente, e o pior, compromete futuros clientes. Você vai divulgar e vai trazer clientes, se não formar uma boa imagem frente a eles, os próximos que verem sua divulgação não iram ter interesse algum em seus serviços ou produtos, graças a má fama.

Para muitos parece que a coisa é bem simples, eu conheci um pintor que pôs  um anuncio de seus serviços em um jornal regional, ele fez uma ótima divulgação para o negócio dele, porem a medida que os clientes foram aparecendo ele não deu conta, então teve quer cancelar, deixar sem fazer, atrasar o que  estava fazendo e etc, para os clientes, qual a fama dele? enrolado!  e se alguém pedir referência? fica complicado  achar quem de boas referencias.

Diferente do que muitos pensam divulgar não é tarefa fácil, tem que pensar em muita coisa e prever outras muitas, como no caso acima, em que o pintor não teve  como dar suporte ao retorno da sua divulgação. Se o seu objetivo é fazer clientes, se prepare para eles,caso contrario será um tiro no pé.

Então o que devo fazer?

Divulgar um negócio requer conhecimento especializado, uma empresa de marketing vai lhe oferecer suporte e analisar o retorno dos interessados com base na divulgação, e ainda lhe indicara que tipo de canal deve ser

usado para fazer sua divulgação e com a aprovação do empresario então vai divulgar seu negocio sem comprometer ele.

Como exemplo vamos divulgar uma pequena oficina mecânica. Para uma divulgação deve se avaliar  primeiro o tipo de suporte que esta oficina vai oferecer aos clientes que cegarem la. Avaliado isso temos os seguintes dados:

[quote]Funcionários (são o ponto chave)

2 mecânicos

1 atendente[/quote]

Observamos que a atendente, recepciona, atende telefone, faz fichas de clientes, apreça,  e faz pedidos necessário.

Os mecânicos atendem um para injeção e outro em mecânica geral, alem de conferirem os carros, gerar diagnósticos e finalizar as fichas.

A oficina já comporta cerca de 70% do que pode suportar nestas condições, mesmo que tudo pareça parado

e sem serviço, se houver uma divulgação qualquer na região é provável que a oficina não suporte a demanda, os mecânicos terão muito mais trabalho e  podem sofrer com a pressão repentina, assim como a atendente.

Para uma oficina pequena de região, a campanha  simples de  espalhar panfletos  nas redondezas com uma promoção atrativa significa uma  demanda de  até 30% a mais na clientela, a um longo prazo esse valor

aumenta ainda mais se o cliente estiver satisfeito, e a próxima campanha pode atingir uma região maior e até um canal  mais poderoso, como um anuncio em jornal ou radio.

Certamente uma empresa que tem clientes e quer mais, tem que se preparar. O crescimento de uma empresa segue uma certa lógica, e pode até ser uma constante com vários pontos relacionados como clientes, como numero de funcionários, meios de comunicação, meios de informação, espaço de trabalho dentre outros.

[review]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *