Como se proteger contra vírus, 10 dicas

A gama de vírus que temos no mercado hoje é imensa e a cada minuto é renovada, isso torna difícil até para programas anti vírus estarem 100% eficazes, confira as dicas de como se proteger contra vírus.

Mesmo que estejamos com as base dos nossos anti vírus atualizada ainda estamos em risco, a solução para tal risco são hábitos saudáveis contra as pragas, para ajudar principalmente os mais leigos separei um sequencia de 10 dicas que podem te manter longe de vírus.

1 Mensagens suspeitas.

Sempre desconfie de mensagens como: “veja suas fotos que caíram na net”, “Adorei nosso ultimo encontro, veja as fotos” e etc.. Muitas dessas mensagens apareceram no seu e-mail e paginas de redes sociais, o detalhe fica por usar a lógica, se você não foi em uma festa, não tem porque querer ver fotos suas la, ou você  acha que foi?. Mas se você

realmente foi a uma festa e tirou fotos la confira a segunda dica.

2 Analisando links

Uma habilidade que todos devem ter ao navegar na rede é a de poder identificar e analisar os links, as pessoas simplesmente não sabem como saber se algo é o não falso até clicar, mas antes de clicar podemos ver o

link e ver se ele se trata de um site confiável ou não.

A habilidade de analisar links nos garante clickar em algo inútil ou falso. Saiba como analisar um link falso na próxima dica

3 Interpretando links seguros

Interpreta um link seguro nada mais é do que, analisar e tirar a conclusão sobre a segurança de clicar nele. Para analisar um link primeiro precisamos ler ele, e isso é feito simplesmente ao passar a setinha encima do objeto que tem o link, a seta vira uma mãozinha e  o resultado aparece no canto inferior direito do navegador, para maior segurança recomendo que copie o link e cole na barra de endereços do navegador antes de prosseguir clicando diretamente no objeto para ser direcionado.

Na quarta dica vamos conhecer um pouco sobre as extensões perigosas, e delas você saberá se um link  tem chances de ser ou não um vírus.

4 entender as extensões de arquivos

Todo arquivo em um sistema operacional usa uma extensão, através das extensões o sistema  associa um programa que vai abrir o arquivo, sem a extensão o sistema não tem como saber quem pode entender o arquivo, por exemplo a extensão .mp3, esta extensão é usada pelo windows media player, e todo arquivo mp3 é processado por este programa, ao dar dois clicks em qualquer arquivo mp3 o sistema automaticamente abrira o programa responsável por este tipo de arquivo, assim é para musica(.mp3), fotos(.jpg) videos(.avi) e milhares de outros.

Conhecer as extensões pode ajudar você a identificar se um arquivo é  legitimo ou falso, geralmente recebemos links para imagens de ocasiões em que nunca estivemos com extensões que não correspondem a imagens veja abaixo dois links e veja se conssegue diferenciar ambos

Link

Link

Não direi se é vírus ou não, mas cada um aponta para um arquivo diferente, com as dicas dadas até aqui você é capaz de identificar ambos e saber se pode ou não clicar neles.

Saber se uma extensão é ou não perigosa não é tarefa das mais difíceis, geralmente os vírus são pequenos e usam uma das seguintes:

extensões: .exe .bat .scr

A própria Microsoft lista algumas extensões em seu site, confira aqui para se proteger melhor.

 porem com as dicas passadas você terá como saber se é um vírus ou um programa legitimo, já que ambos usam as mesmas extensões.

5 Comportamento da maquina

Muito importante saber o comportamento normal do seu computador, geralmente quando as dicas acima não conseguem frear o vírus,  só nos resta analisar o computador, se você instalou um programa isso pode fazer que sua maquina fique diferente, e você sabe o porque, muitas vezes  as maquinas são infectadas e o usuário se acomoda com os efeitos e não se preocupa com o que pode ter ocasionado o efeito(geralmente lentidão ou efeitos “malucos”). Fiquem atentos, se você clicou em algo  e nada aconteceu desconfie, e se você não clicou em nada e algo aconteceu

desconfie igualmente, no sistema operacional toda ação gera outra ação, e nenhuma ação, não gera ação alguma, conhecer o sistema operacional faz você saber o porque do seu comportamento e se é algo normal ou não. Na

próxima dica vamos falar dos sistemas operacionais.

6 Entender o sistema operacional

Não cabe a mim da uma aula de sistema operacional aqui, mas eu recomendo que você estude sobe o seu sistema, faça um curso e pesquise suas duvidas. Conhecer bem a lógica  que o sistema usa faz você saber se ele esta normal ou não.

Quem tem windows no computador, deve ter cuidado redobrado e desconfiar de tudo que ocorrer de diferente no sistema, principalmente em versões anteriores ao windows 7, como o xp, isso porque o windows é o orfanato dos vírus, e como vírus não tem mãe, eles vão para la tentar entrar.

Naturalmente o sistema nunca ficara lerdo do nada, ou ele sempre foi lerdo ou algo aconteceu, se isso acontecer com você tente  averiguar o porque e se preciso leve-o a um especialista, já que vários motivos e não só os vírus podem  comprometer o estado de saúde do sistema.

7 Programas antivírus

Essencial para uma segurança na navegação, ter um bom antivírus é fundamental, embora eu não acredito que as fabricantes não gostem dos vírus, e até acho que elas incentivem e desenvolvem vírus, ainda sim é importante ter esta ferramenta  instalada.

Muita gente tem conhecimento o suficiente para usar windows e não precisar de um antivírus, mas como diz o velho ditado: “Seguro morreu de velho”, e sempre nos aparece um amigo com um pen-drive na mão, algo que pode por em risco nosso sistema.

Na dica a seguir vamos saber o que o antivírus nos permite fazer com segurança.

8 Navegando em sites de categorias não seguras

Praticamente todo bom e velho usuário sabe os melhores sites para o conteúdo que deseja, e principalmente os pornográficos, veteranos sabem os melhores e raramente dão trabalho ao antivírus ao visitar sites do tipo e esta é uma ótima forma de se proteger contra vírus, porem os novatos não tem tanta informação sobre sites que não são seguros e abrem muitos e muitos e se não tiverem com um antivírus instalado, podem até acreditar que acabaram de ganhar um x-box 690 ou uma linda Tv de LED liquido.

Sem um antivírus, podemos até sobreviver, mas temos de manter regras muito rígidas, e navegar assim é muito ruim, fica a recomendação, usar o antivírus e ficar mais a vontade nos sites desconhecido.

9 Mitos

Muita gente leiga ronda a net, por conta disso os vírus são adotados facilmente em um computador de quem não sabe se proteger contra vírus, justamente por serem pessoas leigas elas criam idéias erradas na cabeça delas e repassam essas idéias a outros, confira alguns mitos que já rondaram ou rondam a internet:

  • Msn, Orkut, e esses site  dão vírus – Mito

Pegamos vírus não por usar um site ou programa que faz o vírus aparecer, mas porque clicamos e instalamos ele, se o link estava no e-mail, orkut ou msn(Que já nem existem mais) não importa, pode estar até em um pedaço de papel

aparte.

  • Todo link de WhatsApp, Skype e similares são virus – Mito

Se eu mandar um link do meu site a alguém, o WhatsApp não o transformara

em vírus!, links de vírus serão links de vírus não por estarem no WhatsApp, mas sim por direcionar quem clica para um arquivo malicioso e este link pode ser até tatuado no seu peito que não vai mudar, esta no WhatsApp, Skype ou

qualquer programa não faz destes a causa dele ser  um vírus.

  • Todo jogo na net vem com vírus – mito

Geralmente os antivírus barra os geradores de senhas de desbloqueio do jogo(keygen), acusando de serem vírus, mas o fato é que se trata de pirataria e não de um vírus, embora alguns sejam sim vírus, o detalhe fica  em você baixar de uma fonte segura.

10 Poder de um vírus

Naturalmente  temos varias categorias de vírus e varia formas de se proteger, alguns vírus vão apenas te atrapalha digitar, enquanto outros vão tomar suas senha ou derrotar o sistema e apagar arquivos. Como eu disse antes, as empresas de antivírus

tem interesse em que você compre os produtos delas, e para elas é importante haver vírus, já para um hacker é importante que não houvesse antivírus, já que a intenção dele não é de te vender um antivírus, mas de te roubar uns trocados, usar seus dados de cartão ou até mesmo te fazer  de ridículo em redes sociais.

Graças a vontade de hackers e empresas “sérias”, os vírus são verdadeiras pestes e podem ter roubar dados, arquivos e estragar seu sistema e inclusive a parte física pode se danificada, gerando ainda mais prejuízos, imaginem os riscos e  os prejuízos  que um vírus pode causar para grandes empresas como a Google por ex.

[review]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *