A inovação é uma das maiores motivações para o sucesso em algum produto ou negócio, logo quem inova esta se destacando e ganhando a curiosidade das pessoas.

Um bom exemplo são os  Smartphones da  Apple, o primeiro já foi bastante inovador, e a cada lançamento temos mais e mais novidades  que nos fazem querer ter um aparelho, assim é com outras varias marcas que trazem produtos e ideias inovadoras.

Como inovar com ideias simples

Diferente da apple que requer muito investimento e tempo para trazer inovações, eu vou dar  dicas de como inovar sem gastar muito, com ideias simples de serem executadas.

 

Uma das maiores dicas de inovação é com relação ao ambiente ou produto,  chamar a atenção de quem passa. Vi uma vez uma loja de colchões que revestiu suas paredes com um material semelhante aos dos colchões, Inovador para uma loja, e atraia muita gente.

Inovar nem sempre é investir em coisas caras e luxuosas, é muito mais pela criatividade que fazemos inovações. Aqui na minha cidade(Belo Horizonte), Alguns fast-foods possuem um aplicativo para Smartphones que permitem ao
usuário fazer um pedido de maneira rápida e fácil, isso é algo inovador, embora custe um pouco ter um aplicativo, mas da para ter uma boa ideia do que é inovar de acordo com o seu negócio, e dependendo do seu negócio pode valer a pena.

Ideias para inovar

  1. Chamar a atenção
    O principal indicativo de que  você esta inovando com algo é ter muita gente se  interessando pela sua ideia ou produto. O que é inovador é diferente, mas nem sempre o contrario é válido. Inovar com marketing de guerrilha é uma das maiores armas em termos de  marketing, requer criatividade, se você não conhece o marketing de guerrilha pode dar uma lida em um  outro post onde eu falo deste tipo de marketing que também pode ser inovador.

Continuando com “chamar atenção” , outra boa ideia é gerar produtos que represente algo que as pessoas sempre pensaram que deveria existir, voltando ao exemplo anterior onde mencionei aplicativos de pedido de comida pelo smartphone, já pensou o quanto é inovador você fazer o pedido e receber as coordenadas de onde se encontra sua entrega no momento?, com a popularização dos aparelhos GPS e acesso “barato” as redes móvel 3/4G, isso seria de pouco custo e a segurança pode ser facilmente implementada.

A maioria das grandes marcas do mundo são grandes por serem inovadoras, é exatamente este detalhe que chama nossa atenção, e nos faz querer um relógio de x marca ou uma roupa mais cara, geralmente é isso, e toda mulher ou homem quando sai as compras , compraram algo que goste, e o que gostamos é aquilo que nos chama a atenção e se chamou a atenção geralmente é porque é algo que inova, que se difere do resto, é assim para produtos, para pessoas e para tudo que escolhemos na vida.

O custo de uma ideia é quase  zero, apenas um pouco de tempo, e com uma ideia podemos criar inovações  que todos vão querer ver e ter.

Onde inovar com minha loja ou produto?

há muitos tipos de negócios no mundo, fica complicado dar dicas de inovação a todos, mas se você entendeu corretamente os princípios que descrevi acima vera que inovar só vai te custar alguns neurônios, se por exemplo você tem uma loja/fabrica de roupas, tente inovar em suas estampas, que podem vir a  fazer moda e se tornar grandes
tendencias, já é uma ideia de inovação. Veja abaixo algumas sugestões para alguns negócios.

Vestuário: inove com cores, formas agradáveis e
chamadoras, pesquise os concorrentes para saber em que ponto inovar e
faça o marketing para mostrar seu produto.

Acessórios: Antecipe tendencias e cores, metais como
prata e ouro podem ser de ajuda e chamar mais atenção ainda, faça o
marketing correto e terá bons retornos.

Online: Invista em idéias que gerem interatividade,
quanto mais o visitante puder interagir  melhor sera a resposta dele.

Popular: Geralmente o popular vai contra o inovador,
mas a criatividade pode superar esta barreira e torna algo inovador em
algo popular, aqui o segredo fica pelo custo x beneficio, inove mas não
eleve muito o custo final, ainda aqui é bom um marketing.

Os diferentes rumos que produtos semelhantes com diferenças inovadoras podem tomar são muitos, inovar muito pode fazer você ter um mercado próprio. Existem vários produtos no mercado que são únicos no seu mercado ou possuem muito pouco concorrentes por serem os únicos a atenderem as suas inovações próprias, é o caso de  alguns modelos de carros, embora o mercado de veículos seja imenso e populoso para todos que o verem, o mercado de esportivos não é tão povoado assim, por serem muito diferentes e inovadores, eles criaram um mercado próprio e eles mesmos mantem este mercado, e logo uma oficina especializada nestes veículos já se torna um negócio  membro de um mercado diferente das oficinas comuns.

Mas para inovar não basta ser membro de um mercado gerado por produtos inovadores, o único inovador neste ponto é quem criou o mercado, então tem de se trabalhar em seu mercado, seja ele qual for, se você inovar  o bastante, pode criar um mercado novo e concorrer diretamente com o mercado comum.

[review]

Um comentário sobre “Como Inovar com ideias simples”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *