O que não falta hoje para artistas 3D, são opções de renderizadores, sim, temos desde o complicado Mental Ray, que já vem embutido no Maya e Max, até o descomplicado vray, que não da muito trabalho ao artista para gerar uma cena realista  com pouco tempo, e o demoradíssimo Maxwell, que é um renderizador baseado em física real.

Pensando nesta gama de renderizadores fica difícil escolher uma boa opção ao seu caso. Para descomplicar um pouco e dar um lugar a cada um, surgiu este top 10 renderizadores.

Aqui listaremos os melhores renderizadores do mercado – são aqueles usados por profissionais e estúdios – e faremos um top 10 – com renders, lista de aplicativos compatíveis e seus respectivos website.
Esta em duvida sobre qual é o melhor renderizador? confira nosso top 10 renders.

10 kerkythea

O Kerkythea é  um renderizador gratuito -não é dos mais populares – mas ainda sim é conhecido. Este renderizador gera materiais e iluminação muito realista, sua interface oferece uma gama de configurações completas e eficientes. Alguns usuários que não se adaptam a renderizadores mais complexos e, acabam encontrando neste renderizador a ferramenta ideal a seus objetivos.

Apesar de haver renderizadores similares, este os supera devido as facilidades de conseguir qualidade -algo que em outros  renderizadores seria ao custo de muito tempo de estudo. No entanto, usuários que dominam bem outros tais como: Vray, Menta ray etc, não se contentaram com o Kerkythea.

Disponível nas licenças/versões Gratuitas para as seguintes aplicações:

3DsMax

Blender

SketchUp

kerkythea renderizador

 9 YaffRay

Outro renderizador de código fonte aberto e totalmente gratuito. Fortemente listado nas opções de renderizadores para o Blender, este renderizador é potente como os mais caros do mercado, ele gera ótimas imagens com efeitos bem calculados. Esta disponível apenas para Blender, e é bastante popular entre os usuários do Blender sendo um dos melhores disponível para o aplicativo.

Apesar de gerar imagens(renders) finas e bem processadas, este renderizador não é tão bom para gerar animações, o que faz dele uma opção abaixo quando o assunto for animação.
Se você não for trabalhar com animações e usa o Blender, esta é uma ótima opção de renderizador para ele, principalmente para renderizar maquetes.

Disponível nas licenças/versões Gratuitas para as seguintes aplicações:

Blender

YaffRay renderizador

8
Renderman
renderizado com o Renderman

 Este é o renderizados oficial dos Estúdios Pixar. Responsável por renderizar filmes como: Monstros S.A e Walle, dentre outros. – Acho que  é dispensável muita explicação sobre o que  é possível conseguir através deste renderizador, afinal, quem de nós nunca viu um filme da Pixar; inexiste.

Este renderizador foi desenvolvido pela própria pixar, a fim de renderizar seus filmes com uma ferramenta personalizável. Isto garantiu um controle muito maior a Pixar, e como consequência um produto final mais rápido e de qualidade superior.

Usar o Renderman para renderizar suas cenas não será um problema, pois ele trabalha semelhante ao maxwell: em um modo Studio, importando cenas, mas obviamente você precisara de um exportador compatível com o seu programa. Unicamente existe  uma versão de integração para o Autodesk Maya, onde você poderá acessar as configurações do mesmo modo que faz com o mental ray.

Disponível nas licenças/versões Educational,Pro server e Studio para as seguintes aplicações:

3DsMax

Lightwave

Maya

 7 FinalRender

 

 O renderizador final render foi muito popular a algum tempo atras, mas sua falta de atualização e o surgimento de novas opções, fizeram com que este render perdesse campo nos estúdios e nos computadores de mesa em estúdios.

 Uma nova versão esta disponível e pelas imagens, a Cebas – que é a desenvolvedora do renderizador – melhorou um bocado a qualidade de seu produto. Se você quiser  ter alguma ideia de como ficou a nova versão,basta ver o trailer do filme 2012, neste vídeo do youtube   você vera que o renderizador não é um qualquer – exibindo efeitos ultra realistas de partículas e colisões de partículas, materiais orgânicos etc.
  Em resumo, o final render volta com força total e tende a se  repopularizar, faltando apenas uma compatibilidade melhor entre as aplicações existentes no  mercado.
Disponível nas licenças Standard e Studio para as seguintes aplicações:
3DsMax
Cinema4D
Maya

LuxRender

Renderizador de código aberto(Open Source). Renderiza da mesma maneira que o Maxwell, muito utilizado pela comunidade Blender, por ser um ótimo renderizador e ser gratuito.

Uma coisa interessante que deveria ter em todos  os renderizadores, é a disponibilidade de versões otimizadas,o Luxrender dispõe de versões x32, x64 e SSE, – e isto não é só um detalhe! – pois em renderizadores unbiased – que trabalham com o refinamento do render – o quanto for possível acelerar o processo e reduzir o tempo de renderização, melhor será a experiência do usuário.

Disponível nas licenças Free para as seguintes aplicações:

Blender

3DsMax

Maya

Cinema4D

Sketchup

DAZ Studio

Luxrender renderizador

 5 Vray 

 Fácil e rápido, este devia ser o lema do Vray, pois  são estes os adjetivos que melhor descrevem bem este renderizador. Logicamente que ele esta numa posição mais confortável neste top 10 por se tratar destes dois aspectos – rápido  e fácil – e soma-se ainda uma fartura de material em rede, oferecido para ler, assistir e baixar.

Não é novidade que este bate direto com o Brazil Render – não em questão de qualidade, já que o brasil é indiscutivelmente superior – mas no assunto ,’popularidade no 3dsMax’ gera uma forte rivalidade entre eles,de qualquer forma, o Vray não é apenas um render fácil e rápido, pois é possível geral imagens  de altíssimo nível com ele.

Disponibilidade

Disponível nas licenças EDU(Educacional)  e comercial para as seguintes aplicações:

Rhino
3DsMax
Softimage
Maya
Cinema4D
Sketchup

Vray renderizador

 4 Brazil Render 

Este renderizador é bastante usado por usuários do 3dsmax. Como uma alternativa ao Mental Ray – apesar de em alguns aspectos ser até superior, mas, longe de todos. Se você é usuário do 3dsMax, pode baixar o Brazil de forma gratuita.
O Brazil Render não possuí limite de tempo de uso na versão Rio, que é voltada para fins de aprendizado, esta versão porem possuí pequenas limitações, nada que afete um estudante, apenas empresas e estúdios que precisem de maior resolução de render ou renderizar em varias estações.

Disponibilidade

Disponível nas licenças/versões Rio(Educacional,gratuita,limitada)  e comercial para as seguintes aplicações:

Rhino
3DsMax

Brazil renderizador

 3 Mental Ray

  Usuários do 3dsMax e Maya, são os que mais desfrutam deste render – por ele já vir ‘incorporado’ a estas aplicações.

Não se trata de um renderizador unbiased – como o Maxwell -o que gera um lucro quando o assunto é tempo de render.
O Mentalray é um renderizador famoso pela sua dificuldade de configuração, por conta disto muitos usuários  o abandonam, e migram para outros tais como Vray e Maxwell. Embora tenha esta fama, seu aprendizado vale muito a pena, devido ao seu poder. Basta uma visita na galeria do site do mental ray para se ter uma noção do que as pessoas fazem com este renderizador.

Disponível nas licenças, integrada(já incluso em varias aplicações como maya, max, autocad dentre outros)  e StandAlone para as seguintes aplicações:

Maya
3DsMax
Autocad
CATIA
Revit
SoftImage
PhotoWorks
Autodesk Inventor
Autodesk VIZ
Domus3D
Cinema 4D
FreeForm

Mental Ray renderizador

 2 Indigo Render

 

Este render bate direto com o Maxwell – Outro renderizado que vamos falar em seguida – Ambos  tem os mesmos resultados. Também muito utilizado  pelos usuários do Blender, assim como o maxwell, também é pago, porem, dispõe uma versão trial.
A renderização pelo Indigo  é baseada no refinamento da imagem, – assim trata-se de um render unbiased.
Foi trabalhoso  dar uma decisão de segundo lugar para o indigo neste top 10 renderizadores, pois ele é tão bom quanto o concorrente, o que me levou a o por em segundo foram algumas facilidades e compatibilidade – que eu tenho no maxwell e não vi no indigo – e por ele ser mais lento.
Disponível apenas na licença trial e comercial para as seguintes aplicações:
Blender
Maya
3DsMax
SketchUp 
Revit Blender
Cinema 4D

Maxwell Render

Entre o maxwell e o índigo a diferença é muito pequena, ambos geram imagens limpas e extremamente realistas, e dispensam qualquer comentário, mas alguns detalhes colocam o maxwell na frente.

Renderizadores do tipo unbiased, são os que detêm os melhores resultados  até então, porem consomem um tempo muito maior para poder gerar uma imagem  com qualidade  aceitável, e esta vem a ser a realidade do maxwell.

Se você procura qualidade absoluta, sua melhor opção é o maxwell, mas se você não tem um hardware capaz de acelerar os renders do maxwell, e não dispõe de muito tempo para entregar trabalhos, este render não sera tão eficiente. Comprando uma licença do maxwell você pode usa-lo com qualquer aplicação, os plugins de integração são oferecidos gratuitamente no site da nextlimit,e mesmo que não haja um para sua aplicação,ainda sim há meios de renderizar através da importação e exportação de cenas compatíveis.

[mom_video type=”youtube” id=”ThfotBvEq-4″]

Outra grande vantagem que fez o Maxwell ganhar este top 10 renderizadores foi a sua compatibilidade e suporte. O mercado deste renderizador é muito bom, isso nos da uma flexibilidade imensa para quaisquer mudanças e mesmo que seja lento, com a evolução dos processadores e o investimento da Next Limit este renderizador tende a se tornar rápido e cada vez mais compatível.

Disponível  nas licenças Standard,RenderNode,Educational e Educational ClassRoom para as seguintes aplicações:

Maya
3DsMax
Modo
FormZ
Rhino
ArchiCad
Lightwave
Softimage 
Cinema 4D
Solidworks
SketchUp
Photoshop
Nuke
AfterEffects
*Houdini
*SolidThinking
*Allplan

Maxwell renderizador

[review]

3 respostas a “Top 10 Renderizadores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *