dicas para evitar virus

Sabemos que a internet não é um la um lugar seguro, e que temos que expor nossos computadores a este ambiente, por isso vamos tratar neste artigo de como evitar vírus em 10 dicas.

A segurança em ambientes windows sempre foi algo preocupante, um grande sistema como é não podia deixar de ser alvo da bandidagem, mas contudo, sempre que somos vitimados de alguma forma pela internet, temos uma boa parcela de culpa e não podemos simplesmente atribuir a culpa ao Windows ou ao nosso antivírus que falhou.

Neste guia vamos  repassar algumas dicas muito relevantes que todo usuário de internet devia saber, tais dicas ajudaram você a identificar ações suspeitas e sites maliciosos e manter seus dados seguros.

Dica 1: Use as devidas proteções

Não adianta, usar um sistema que habita cerca de 80% dos computadores do mundo te põe na mira, e para se proteger adequadamente devemos ter as devidas proteções instaladas em nossos computdores, são elas:

  • Um bom Antivírus
  • Um firewall
  • Um AntiSpiware

Em outro artigo falamos um pouco sobre os diferentes tipos de pragas, recomendamos a leitura
Como identificar vírus, malwares, spywares e outras pragas

Dica 2: Use uma proteção online

A expansão da internet fez surgir esta necessidade(Ou seria a expansão da malandragem!), o fato é que não se deve usar mais apenas uma proteção antivírus sozinha se você vai ter contato com a internet, Hoje praticamente todos as empresas de segurança oferecem essas proteções em versões chamadas de Internet Security. Internet securiity trata de um adicional para que você fique devidamente protegido ao navegar pela internet, baixar arquivos, ver “aqueles” sites e conferir seu e-mails.

Dica 3: Não aceite arquivos de sites desconhecidos

A menos que você tenha certeza do que esta recebendo, sobe forma alguma um arquivo de site desconhecido deve ser aberto e se possível nem mesmo ser feito o download. É muito comum hoje serem oferecidas soluções piratas para vários aplicativos em sites diversos, e sempre que solicitado que você desative seu antivírus, desconfie.

 

Dica 4: Aprenda a identificar sites falsos

Sites falsos são um risco e tanto, uma vez que o usuário faz tudo em total consentimento por pensar estar em um site seguro, há muitas formas de falsificar sites, não caberia aqui explicar tudo, porem já falamos previamente sobre identificar sites do tipo em outra postagem que deixo o link abaixo para vocês conferir.

[quote]Identificando um site seguro[/quote]

Dica 5: Cuidado com as criança e idosos

Não é regra, pelo menos para idosos, mas criança não tem jeito, se ela ler em algum lugar que tem que desligar o antivírus e instalar algo para ver o seu jogo funcionar, pode ter certeza que será feito. Este tipo de infecção é muito comum, boa parte dos usuários ao solicitarem um reparo e se depararem com o diagnostico de infectado, apontariam o culpado como os filhos que baixam tudo que veem ou o senhor idoso ou quase que fica até mais tarde na internet.

Dica 6: Entenda o funcionamento e padrões de arquivos infectados

Entender um pouco sobre extensões e padrões de arquivos nunca é demais, por exemplo, a maioria massiva dos vírus vem em arquivos compactados, que geralmente estão em extensões .rar, ao descompactar um virus 90% de chace de eles ser uma das extensões .exe, .src, com, .bat ou .ocx e mais 90% de chace do arquivo ser menos que 1 MB

Mas o que há de errado com estas extensões?, o problema é que são arquivos tratados diretamente pelo windows, sendo assim qualquer instrução pode ser realizada, como, ler o teclado, deletar arquivos, reiniciar o sistema etc…
Conheça mais sobre as extensões neste link, E em breve teremos mais um poste sobre Padrões de vírus.

Dica 7: Analise o comportamento do computador

A menos que algo tenha acontecido, não é normal que o seu sistema operacional apresente anormalidades, é perfeitamente aceitável que uma vez ou outra aconteça, mesmo assim cabe ser pesquisado. Frequentemente as pessoas deixam os vírus  em seus computadores,só chamam um técnico quando o computador chega ao ponto de inutilizável, isso é um grande erro, é como conservar varejeiras em si mesmo por ainda esta conseguindo realizar sua atividades, mesmo que com algum desconforto. Demorar  a chamar um técnico já custou muito dinheiro a uma empresa que conheci e sempre que você estranhar o funcionamento deve averiguar.

 

Dica 8 : Cuidado com o que vem de fora

Com a popularização de dispositivos móveis, tais como celulares, cartões e pen drives, os vírus viajam em nossos bolsos e se multiplicam em outros computadores. Sempre escaneie pen drives, celulares e outros dispositivos que se conectam a vários computadores ou tem acesso a internet.

Dica 9: Proteja se nos Smartphones

Tudo que fica popular  vira alvo de vírus, pen drivres, celulares, mouses e teclados  e etc, se proteger de mouses, teclados e outro dispositivos de origem não declarada é fácil, basta ccompra marcas confiáveis em lojas confiáveis, mas para proteger Smartphones não é só, por terem um sistema diferente do windows e acesso a internet, estes aparelhos podem acessar todo tipo de site que nada acontece a eles, mas vamos experimentar conecta-los ao pc, infelizmente os Smartphones fazem uma ponte, ao acessar um site ele pode não ser infectado mas guardara os arquivos infectáveis e para se proteger, use as dicas apresentadas aqui também neles, inclusive um antivírus.

Dica 10: Nunca use proteções piratas

Já soa estranho falar em piratear Antivirus e similares, se pensar em fazer isso, desista. você pode muito bem estar achando que vale a pena uma economia e ter o pacote completo,  o problema nisto tudo é que o pacote completo pode não ser sequer mais seguro que a opção gratuita, acontece muito mesmo, pessoas acharem que estão protegidas com um antivírus pirateado e na verdade ele só simula esta funcionando e as vezes é o próprio vírus em pele de ovelha.

[review]

Um comentário sobre “Como evitar vírus, 10 dicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *