Muita gente que tem contato diário com a web e ainda questionam, o que é  Rss, feed ou Atom? como sao usados e como funciona?

é essas e outras pergunta sobre os feed rss que vamos responder neste post, que apesar de um pouco breve, esclarece bem o assunto, tornando apto leigos e experientes a usarem Feeds e ficarem sabendo o que é Rss.

Renderização bolinhas de rss feeds

Para começar vamos a algumas perguntas básica sobre o assunto.

O que são Feeds ou o que é rss?

Feed Rss é propriamente  um alimentador de conteúdo, assim como você assina uma revista e a recebe automaticamente em casa.  Feeds são semelhantes, você escolhe que tipo de conteúdo quer receber em alguns sites ou blogs que você goste e que disponibilien feeds rss, e sempre que ha atualização nestes rss, você as recebe. Os Feeds podem ser de diversos tipos, hoje o mais usado é o Rss, Rich Site Sumary (RSS 1.0) ou Really Simple Syndication (RSS 2.0). Porem exitem outros como o Atom, que é bem uma mistura das duas versões do Rss. Para receber, você só precisara de um leitor em seu computador, Smartphone, Tablet ou E-Reader.

Quais as vantagens?

A vantagem maior e a alimentação automática de conteúdo. Para exemplificar melhor vou usar o Facebook, pois usa o mesmo mecanismo que feeds rss. Basta dar uma olhada na sua linha do tempo, para ver as atualizações das paginas que você curtiu e de seus contatos, e sempre que novas atualizações ferem sendo feitas elas vão surgindo na sua linha do tempo, os feeds são exatamente assim, tudo que há de novo é enviado para os seguidores daquele Rss.

 

Imagine que uma pessoa goste muito de tecnologia e tem seus sites favoritos, que estão sempre publicando conteúdos que lhe interessa, ao usar os feeds rss esta pessoa não precisara ficar garimpando no site a procura do que há de novo dentre tantas categorias e paginas, ela pode simplesmente ver o feed, e la estará a lista com todo o conteúdo publicado recentemente, essa é a grande vantagem. Entre outras, a vantagem de armazenar conteúdo offline também é destacada, ou seja, você pode receber as atualizações, então as lê posteriormente sem precisar de conexão, mas vale lembrar que alguns sites não oferecem 100% do conteúdo em seus Feeds, o que não é nosso caso.

Como usar rss?

Para usar os Rss e desfrutar dos Feeds você precisara de um leitor/Agregador de rss, a boa noticia é que você tem muitas opções para Pc ou Smartphone, seja qual for o sistema operacional. segue uma pequena lista de opções de Agregadores disponível:

NewsBlur – Android – Online – I-phone – I-pad
Feedly – Chrome – Firefox – Android – I-phone – I-pad – Online – Kindle
Reeder – Mac OS – I-phone – I-pad
Você pode encontrar qualquer um deles diretamente na AppStore(Apple) ou na Google Play(Android), e tem para windows phone também, basta uma pesquisa com “rss” para ver as opções ou  Aqui.

Se você usa o Google Chrome pode instalar um leitor facilmente. Através da loja de extensões do Chrome pesquise por Rss para listar as opções. Segue algumas recomendações de leitores:

The Rss Feed Aggregator – Mostra numero de atualizações e conteúdo integral quando disponível.
Rss Feed Reader  – Bom visual e exibe as atualizações sem abrir novas abas no Chrome.
Rss extesion –  O melhor, inscreve os feeds diretamente em agregadores Rss como o NewsBlur ou Feedly, mencionados anteriormente, assim você pode compartilhar sua lista de iscrição entre varios dispositivos.

Uma vez que você tenha um leitor, basta adicionar os sites que você quer seguir, bastando achar o simbolo do Rss como na imagem ao lado  Símbolo RSS (RSS) ou   , este ultimo é um feed do feedburner, que apresenta melhor o feed ao assinante. Se você tiver com uma das extensões acima instaladas, sempre que entrar em um site que ofereça o Feeds, será alertado pelo ícone da extensão.

Concluindo

Usar Feeds é mais fácil que parece. Feeds ajudam muito a separar conteúdo que vamos querer sempre ver e então acessar. Uma recomendação que dou é usar um leitor e um agregador dando preferencia ao agregador. O agregador salva sua lista em uma conta de usuario e torna possível que você acesse a mesma lista em vários dispositivos. Um leitor pode armazenar conteúdo offline, mas o risco de perder sua lista de sites é muito maior, já que tudo é armazenado localmente.

Aproveitando o assunto, assinem nosso feed, Basta clicar no link a segui ou usar os botões disponíveis no blog.

Connarti Rss Feedly | Connarti RSS FeedBunner

[review]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *