Desde o lançamento do windows Vista para frente, muita coisa mudou no sistema operacional da Microsoft, e uma dessas coisas foi a facilidade de instalar o sistema, que a partir do vista pode ser realizada a partir de um pen drive sem muita burocracia e incerteza, com um pen drive bootavel.

Logico que para este pen drive funcionar, seu computador deve oferecer suporte ao boot pelo pen drive e o seu pendrive deve esta devidamente ajustado para funcionar. Atualmente o suporte ao boot pelo pen-drive tornou-se um padrão entre os fabricantes e a predominância do windows 7/8 e aparelhos mais finos como netbooks e ul, raramente você comprara um computador que não tenha este suporte, mesmo que seja um pouco mais antigo.pen drive bootavel com windows 7 8
Com a possibilidade de se livrar dos cd`s e dvds, muita gente se pergunta, como criar um pen drive bootavel do windows 7 ou 8 que tenha este fim de instalação do windows 7 / 8. É fácil, portanto vamos aos requisitos para criar um pen drive bootavel.

  1. Dvd ou iso do windows 7/8
  2. Pen drive minimo 8Gb
  3. Computador com leitor de cd/dvd (caso você não tenha a iso)

“Obs. o processo também se aplica ao windows vista, mas ele já esta tão morto que até o xp ainda é mais vivo”

Veja também, como criar um pendrive bootavel do Ubuntu

Com os itens acima em mãos, vamos as etapas seguintes

1 – preparar o pen drive bootavel

Este passo consiste em deixar o pen drive bootavel e pronto para receber os arquivos do windows e fazer o boot para instalação.

Conecte o pen drive em uma porta usb, ele devera ser reconhecido pelo windows e aparecer na lista de disco em Meu Computador.

Abra o menu Iniciar, na caixa de pesquisa digite”diskpart” e abra o programa que apareceu na lista, se não deu certo use “cmd” ou “executar”, abra o programa que apareceu na lista na parte superior, como aparece na imagem abaixo.

 

Sequencia para abrir o prompt de comando do windows
Sequencia para abrir o prompt de comando do windows

De preferencia ao “cmd”, mas caso não seja exibido resultados use “executar”, se você abriu pelo comando “cmd” já estará na tela adequada, se usou “executar” sera preciso digitar novamente “cmd” na janela que abriu, para mais esclarecimento de uma olhadinha na imagem acima. outra observação é referente a versão do seu windows, que altera os comandos conforme a linguagem, se o comando “executar” não funcionar, tente “run”.

Se tudo deu certo, você estará no prompt de comandos, uma tela preta. Se você usou o comando “diskpart” e ele funcionou para você, pule este passo, senão, digite no prompt de comando, “diskpart” e de Enter, o utilitário diskpart se abrira, uma tela negra semelhante a que você já estava.

Na tela do diskpart basta seguir digitando os comandos na ordem em são apresentados:

1- list disk – Uma lista de dispositivos será mostrada, selecione o correspondente ao pen-drive

2 – select disk X – Este comando seleciona um disco da lista onde x é o numero do disco.

3 – clean –  este comando apaga os dados do pen-drive, então certifique-se de ter feito backup dos dados

3,5 – clean –  Pode ser preciso digitar este comando duas vezes, a primeira poda não funcionar.

4 – create partition primary – define o pen-drive como uma partição primaria

5 – format fs=fat32 quick – formata o pen-drive no sistema informado ao “fs=” pode ser fat32 ou ntfs

6 – active – Torna o disco selecionado como ativo

9 – EXIT – Fecha o diskpart.

prompt comando diskpart
prompt comando diskpart

Realizado os passos acima, você tera um pen drive bootavel, ele esta pronto para receber o windows, vale lembrar que se seu windows passa de 4 GB é recomendado que você formate o pen drive com a opção ntfs mostrada acima. A cópia é simples,  basta inserir o seu disco do windows no leitor e abrir o mesmo em “meu computador”, então use as teclas Ctrl+A para selecionar tudo, Ctrl+V para copiar o que foi selecionado, feito isso abra o já pen drive de boot e cole o conteúdo copiado com CTRL+V ao fim da copia esta feito, pen drive bootavel com windows pronto para instalação. Pode usar este pen drive para formatar sempre que preciso, e pelo fato de ter no minimo 8GB,  sugiro que adicione uma pasta e inclua nela programas uteis para um pós formatação, assim como uma pasta onde pode salvar um backup dos seus drives.

[ad id=”998″]

Se quiser mais detalhes da formatação pode acessar o post do link abaixo, o mesmo trata de como formatar uma maquina com windows 7/8 usando este mesmo pen drive bootavel que foi criado aqui

Formatação: guia rápido para windows 7/8

[review]

2 respostas a “Como criar um pen drive bootavel do windows 7/8”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *