webmaster

Webmaster é o profissional que geralmente faz tudo relativo a um website, desenha, programa, otimiza, publica online e ainda cuida de manter seu website ativo e seguro, guiaremos você para contratar um bom webmaster.

Tem muita gente no mercado que pode não ser capaz de fazer tudo que um bom webmaster faria, e provavelmente você não gostaria de contratar um profissional destes, certo?

Este é um guia de como contratar um webmaster experiente e confiável através de 10 perguntas.

 

1 – Onde encontro exemplos dos seus trabalhos?

Profissionais  experientes certamente terão um portfólio interessante de seus trabalhos, seja em redes sociais, sites pessoais ou até catálogos próprios. Exemplos antigos devem mostrar claramente as capacidades de um profissional. Acesse bastante conteúdo deste profissional para ter certeza do que ele é capaz e que suas capacidades sejam suficientes para atingir com clareza o seus objetivos.

2 – Posso ter uma lista com contatos de seus clientes?

Infelizmente não da para confiar somente no portfólio que se vê, é realmente preciso que tenhamos referências pessoais, e só antigos e atuais clientes de um profissional para nos dizer sobre ele. Bons Webmasters certamente guardam contatos, endereço, telefone e e-mail, sempre que possível, pois esta é a melhor forma de provar que seus trabalhos são realmente satisfatórios para seus clientes e ainda ganhar credibilidade com novos clientes.

3 – Quais seus melhores e piores trabalhos?

A resposta para esta pergunta revela muito sobre um profissional. Nestas indicações que de trabalhos feitos, provavelmente são as que você devera pegar o maior numero de informações, contate suas referencias e junte informações, então balanceie o que este profissional tem de bom e de ruim.

4 – Quais tecnologias você usa e como elas facilitariam a manutenção do seu serviço?

web tecnologias
web tecnologias

Webmasters vão ter uma resposta bem direta nestes casos, uma outra pergunta ou uma condicional, independente das duas, a conversa te levara a uma tecnologia e ele deve te apresentar vantagens e desvantagens assim como opções. Saber quais as ferramentas que serão usadas ira lhe ajudar a decidir na qualidade interna do que será feito, e pode ser algo que poupara dinheiro futuramente.

5 – Meu site será otimizado de alguma forma para ter mais retorno?

O real sentido de ter um site é que fiquemos visível online, e já não basta apenas ter um domínio e um site, as pessoas tem de conseguir encontra-lo, e não seria de outra forma senão por meio de mecanismos de pesquisa como Google. Um webmaster não faria um trabalho descente ao fazer um site fantasma, onde só o dono saberia que ele existe.

Em outro post falamos sobre as vantagens de ter um site listado no Google, siga o link abaixo para ver

[quote]Como e quais as vantagens de ter meu site listado no Google[/quote]

6 – Quais funcionalidades serão integradas ao meu site?

Algo bastante variável até  mesmo para um bom webmaster, mas o objetivo desta questão é descobrir o que este profissional pode fazer ao meu website. Mídias e redes sociais são uma ótima forma de garantir que um website ficara agradável e interativo. Uma vez que boa parte dos visitantes participam de alguma rede social é indispensável que seu webmaster seja capaz de far integrações do website com redes sociais e mídias de todo tipo

 

7 – Como será tratada a segurança e  reparo de possíveis problemas com meu website?

Um bom site só assim é se for seguro
Um bom site só assim é se for seguro

Importante saber o que será feito pelo responsável pelo seu website ou web-sistema caso ele caia e fique fora do ar. As formas de lidar com a segurança e privacidade dos usuários é crucial, pois põe em risco o nome que este website carrega, alem disso a capacidade de reaver dados e protege-los é de suma importância, um webmaster deve estar a par dessas questões e garantir que dados sigilosos como os informados em lojas virtuais por exemplo sejam preservados.

8. Como ficara as certificações de compatibilidade e segurança do meu website ?

Embora pouco lembrada esta questão, ela é importante. Devemos ter conhecimento dos certificados que estão em nosso website e se eles são validos. Um bom webmaster deixa seus sites 100% aprovados em certificações como segurança, autenticidade, compatibilidade e estabilidade, todas esta certificações devem estar visíveis no website e disponível para consulta de validade, geralmente isso é feito por meio de selos e outras sã feita pelo próprio navegador, eis-ai o porquê da sua importância, imagine você sendo alertado pelo navegador que esta em um site com certificados inválidos.

9 – Quem manterá o site?

Uma ótima pergunta que deve ser feita. É comum ver pessoas contratarem serviços para terem um website, e em alguns meses verem seu produto sumir. Manter um web site significa, custear suas despesas, como hospedagem, domínio, certificados e etc, atualizar seu conteúdo, e revisar o padrões de certificados e funcionamento frequentemente. Um webmaster tem uma função a mais do que as que foram geradas pelas questões anteriores, para garantir tudo que foi questionado até aqui, se faz necessário os serviços deste profissional para manter seu website ativo, seguro e estável.

Nem tudo depende de um webmaster, e não deve mesmo, a maioria dos websites criados podem ser atualizados pelo próprio dono, sem muito conhecimento e complicação.

10 – Temos um contrato?

Parte fundamental, tudo deve ser devidamente registrado para não haver perdas por nenhuma das partes, e para isso um contrato bem elaborado basta, não aceite nada sem um, pois pode custar caro.

[review]

Um comentário sobre “10 perguntas antes de contratar um webmaster”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *