web 2.0?
Web 2.0 , uma nova web?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a web 2.0, devido ao grande crescimento da rede em torno do globo terrestre, houve uma evolução na já existente web, que agora esta sendo definida como web 2.0.
Neste post descreveremos o que há de novo na web 2.0 e como isso ira mudar nossa maneira de usar a web, se já não mudou!
Web é a definição do terceiro “w” de “www“, world wilde web (em português: rede de alcance mundial), popularmente conhecida como internet, ou seja, web, internet e www definem uma mesma entidade. Naturalmente sabendo que  a web e a internet são a mesma coisa, fica mais fácil de entender o que vem a ser web 2.0 e se você esta lendo este texto, provavelmente você esta em uma pagina acessada pela web. Muitos de nós temos contato com a internet, seja por computador em casa,  lan-houses ou até mesmo por smartphones, devido a tal facilidade de acesso e ao grande crescimento da rede ao redor do planeta, já era previsível uma revolução na maneira  com que  usamos a web e uma imensa exploração do seu potencial.
Dados os fatos estatísticos, em que o Brasil é o 5ª país com maior numero de conexões a internet, nos faz presumir que a grande maioria de pessoas que acessam a web já tenham ouvido falar sobre a web 2.0, e afinal o que vem a ser a web 2.0? é simples e complexo ao mesmo tempo, por alto poderia definir a web 2.0 como uma web de época moderna, em que todos nós podemos acessar, criar modificar e absorve conhecimentos, mas naturalmente por se tratar do ponto em que nos encontramos (alta tecnologia e globalização) a web não se limita apenas a informação, ela também gera capital e serviços com uma nova proposta de serviços.
A Proposta
A nova proposta da web traz opções e serviços que só vem a incrementar e facilitar  o que nos foi oferecido antes. Web sites não são mais apenas paginas limitadas e estáticas, e passam a ter uma maior interação com o usuário e com o navegador, são bons exemplos, sites de bate papo, em que você fica conectado em tempo real para poder trocar mensagens com outras pessoas, esta versalidade transforma websites em verdadeiros aplicativos online rodando nos servidores, assim como os que rodamos  no desktop(ou computador de mesa), tanto que os mesmo estão recebendo características antes  presente apenas em aplicações desktop.
O conteúdo
A proposta 2.0 não só traz coisas novas como também  melhora o que já havia antes, redes de relacionamento tais como Facebook, Myspace, Twitter e etc.. ganham dimensões maiores ,aumentando o numero de pessoas conectadas trocando informações de todos os tipos, estas redes  são uma das mais visíveis evoluções na web e marcam a história da web fortemente.
As vantagens
Graças ao novo grupo de serviços disponíveis na web, poderemos fazer coisas que antes eram inimagináveis. Imagine hoje você se comunicar com amigos ou parentes distantes através de carta, improvável, certo?. Comprar e vender, pagar e receber  produtos de longe, oferecer serviços e produtos 24 horas por dia e gerar cálculos de custo de, tempo, estoque e etc diretamente na tela do cliente através de um site em sua estação local, pense o quão seria complicado efetuar estes serviços sem a internet.
A web  abrange tantas facilidades hoje em dia, que fica difícil definir este período da web apenas como web, e foi pensando nisto que surgiu o nome web 2.0, que é ideal, pois remete uma versão nova e com mais recursos, e o principal é conectar todos.
As desvantagens
Mediante as vantagens oferecidas, não seria  natural que houvesse algumas desvantagens em relação a alguns serviços, ou talvez a todos.
A revolução da web trouxe para muitos a facilidade de pagar suas contas, comprar e vender produtos, se comunicar, obter, gerar e editar conteúdo pela internet, mas com tais vantagens vieram alguns problemas que demandam um cuidado maior, e as vezes um bom conhecimento de informática dos usuários. O uso do internet banking pode ser uma facilidade para você e para um hacker, se você não tem conhecimento e malicia o suficiente, será fácil alguém te enviar um e-mail infectado, e instalar um vírus ou keylogger para lhe roubar dados.
Roubo de dados, Compartilhamento de produtos com direitos autorais, distribuição de pornografia, adulta e infantil são os vilões da nova web, e o anonimato é o fator chave para que estes fatos continuem existindo, contudo a web 2.0 ainda esta em período inicial e tende muito a melhorar e erradicar estas desvantagens.
A folha de São Paulo publicou um glossário da web, onde descreve bem seus serviços e ainda faz um resumo da web 2.0, se você quiser conferir o glossário click no link acima para acessar o site da folha. Nós também damos uma mão para você navegar com mais segurança na web, definimos um ótimo guia para identificar websites maliciosos de maneira rápida numa série de post sobre Segurança na web, basta seguir o link abaixo

Segurança na web: Identificando um site seguro
Comentários

Para muitos a web 2.0 e web é a mesma coisa!, o fato é que a web sempre esteve em constante evolução e é natural que ela esteja como esta hoje, é estranho tratar de web com um valor de versão, a web continua sendo a rede mundial e esta mais rápida e integrada a nossas vidas e as versões deviam se limitar apenas as aplicações e serviços que a usam ou do contrario, que atribuam versões a outros serviços também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *