Vamos desenvolver em PHP para iniciantes. apreenderemos a sintaxe php.

logomarca php

Sabemos que para poder testar nossos scripts vamos precisar de um web serve com suporte ao PHP, seria inviável pagar um servidor para ficar  enviando arquivos e testando, portanto é conveniente  criar o servidor localmente, assim aumentando a produtividade e o aprendizado.

Quem não sabe ou não tem, pode montar um servidor local para testes, para isso favor visitar o link  a seguir, la tem um guia de como por um servidor baseado no apache para funcionar e adicionar o php e o Mysql.

 

Como montar um servidor  web no windows com suporte ao PHP e mySQL

Se você não leu as postagens anteriores sobre nosso guia de php para iniciantes, pode conferir no link a seguir, se você é iniciante em php ou leigo no assunto e procura mais informações, sugiro que vá pelo primeiro post antes de prosseguir daqui.

Php Para iniciantes

Sintaxe

Sintaxe é basicamente a forma correta de se escrever em php ou qualquer linguagem. Aprender uma sintaxe com a do php é o mesmo que aprender uma nova língua. Cada língua tem suas próprias regras, sem elas não seria possível haver comunicação.

Quando sabemos de todos os critérios e como usa-los para fazer uma comunicação, sabemos uma lingua. Com php e todas as outras linguagens de programação é assim, uma lingua da qual instruir uma maquina. Instruir uma maquina exige que você saiba falar de forma que ela entenda.

A sintaxe php é bastante semelhante a outras linguagens. Quem programa em c/C++ ou C# notara alguma semelhança na sintaxe.

Assumindo que você é totalmente iniciante em php e programação, provavelmente não ira conhecer outras lingugems e sua sintaxe. A boa noticia é que em php é mais confortável de entende a sintaxe, ou seja, você ficara mais produtivo em menos tempo.
O código PHP pode ser embutido no próprio HTML, para que o interpretador PHP possa  localizar o  código em PHP usa se  tags que definem que um trecho é código em php. este é o básico da sintaxe no php, definir as tags:

<?
código
?>
<?php
código
?>
< % código %>
<script language =”php”>
código
</script>

Recomendo ultilizar o primeiro pois é mais agradável, embora a segunda opção gera mais portabilidade. Para isso devemos configurar o interpretador  para aceitar estas tags, para isso abra o arquivo php.ini  na pasta onde fora instalado o php. e coloque On na linha mencionada a seguir. Se não quiser fazer tal alteração, use a segunda opção em seus script, ambas são saudáveis como sintaxe.
asp_tags = Off

Isto é feito no guia wamp, mas se você não o seguiu ou não quer usar estas tags, tera de usar a segunda opção.

Variáveis

Toda variável usada no PHP pode ser declarada no momento em que ela for usada, isso é um facilitador sem igual na sintaxe php. Uma variável deve conter um nome e ser precedida do simbolo $.
<?php
//Exemplo
$Nome = 'Rafael rabelo';
?>
O PHP é case sensitive, isso significa que ‘ave’ , ’Ave’, ‘avE’ … não são iguais. -Recomendo que de nomes a suas variáveis em minusculo, pois evita conflito com variáveis próprias do PHP, que são  maiúsculas.
O PHP aceita variáveis dos seguintes tipos:
inteiro, ponto flutuante, strings , arrays e objetos
Não falarei sobre estes tipos, pois basta que você declare e inicialize uma variável que o PHP verificara que tipo de variável é em tempo de execução. Outra facilidade desta sintaxe.
Ao fim das declarações inserimos o carcere ; (ponto e virgula) que indica o fim de uma instrução, veja no exemplo abaixo a declaração de algumas variáveis.
<?php
$dia = 25; //declarada e então recebeu o valor de 25, automaticamente o php define como o tipo inteiro.
$cidade = "Belo Horizonte"; // por ser texto ele deve ser inserido entre aspas
?>

Sintaxe de funções

a sintaxe das funções em php é semelhante a muitas outras linguagens. Antes de usar uma função ela deve ser declarada. Se for usar funções presentes no php não há esta necessidade, veja o exemplo abaixo.
<?php
function exibe ($frase){
 echo $frase; 
}

exibe("Ola mundo"); 
?>

No exemplo acima criamos a função exibe(){}. entre os parêntesis colocamos um parâmetro. Entre as chaves continha o que a função faria, chamaria a função echo passando a variável $frase
A sintaxe de uma função será sempre assim:

Prototipo:
function Name(){ // lista de comandos }

O parâmetro não é obrigatório, deve-se usar quando a função precisar receber dados, como foi no exemplo.
Após criar a função no exemplo acima, simplesmente chamamos ela passando um parâmetro.

Sintaxe de Comentários

Para usar comentários, usaremos os delimitadores:
# ou //  para comentários que não ocupe a linha de baixo
/* */  para comentários que  usem mais de uma linha de texto
Tudo que estiver após os delimitadores # e // na linha atual  ou entre /* */ sera ignorado pelo interpretador PHP

Ex:

<?php
$var; //variavel declarada,sem nenhum valor atribuido a ela
$var_char01 = “erro ocorrido\n”; //variavel tipo char/string,inicializada
$var_char02 = ‘erro ocorrido\n’; //variavel tipo char/string,inicializada
$var_int = 100; /*variavel tipo inteiro,inicializada com o valor 100*/
$var_flutuante = 1.89;//variavel tipo ponto flutuante
echo “$var_char01″;//saida sera.” erro ocorrido\n”cursor na linha de baixo
echo $var_char02;//saida sera. “erro ocorrido\n”
?>

 

Operadores

Operadores são usados frequentemente em operações diversas, eles podem definir tipos de cáculos, realizar comparações e atribuições.vou listar os operadores php abaixo:
LOGICO
AND ou && E lógico
OR ou || OU lógico
XOR OU exclusivo
! NÃO Inversão
ATRIBUIÇÃO
= atribuição
+ = atribuição com adição
– = atribuição com subtração
* = atribuição com multiplicação
/ = atribuição com divisão
.= atribuição com concatenação
%= atribuição com módulo
COMPARAÇÃO
== Igual a
!= diferente de
> maior que
< menor que
>= maior ou igual a
<= menor ou igual a
incremento / decremento
++ incremeta
decrementa

Sintaxe de estruturas de controle

if
O if é um comando de decisão, este comando testa uma condição e executa um bloco de código se o resultado do teste for verdadeiro.
Prototipo:
if(expresão == verdadeiro){//Comandos a executar}
else
Caso haja outro bloco de código a ser executado se o if for falso, usamos o else, que é executado obrigatoriamente sempre que uma condição if retornar falso. Falaremos mais adiante sobre as estrutura de controle de fluxo, por hora é importante saber como é a sintaxe destes operadores.
Vejamos o formato de aplicação do if else
Prototipo:
if(expresão == verdadeiro){//Comandos a executar}
else{//Comandos a executar}
Assim como o if há vários outros, não vou exemplificar a sintaxe de cada um, pois mais a frente é possível ver  esta sintaxe ao mesmo tempo que demonstramos as estruturas de controle de fluxo, mas vamos a um exemplo.
EX:
 <?php
$idade = 23;
$nome = “Rafael Rabelo”;

// se a idade for maior ou igual a 18 executa o comando entre chaves {}

if($idade >= 18){
echo”$nome tem $idade, portanto é maior de idade<br>”;
}

//senão ...

else{
echo”$nome tem $idade, portanto é menor de idade<br>”;
}

?>
No código acima a variável $idade é declarada e inicializada com o valor 23, a variável $nome também, porem ela recebe outro valor, uma string, que é uma sequencia de caracteres que definem um nome,Rafael Rabelo.
O comando if  faz o teste  proposto if($idade >= 18), que pode ser  pensado como uma pergunta (idade >= 18 ?), Logo temos (23 é maior oi igual a 18?). Existe o bloco de código reservado caso a resposta seja verdadeira, e outro bloco de código caso a resposta seja diferente de verdadeiro, ficaria assim:
idade >= 18?
se sim faça isto: instruções X entre {}
senão faça isto: instruções Y entre{}
Com este entendimento sobre a sintaxe php podemos avançar para o próximo artigo, onde trataremos das estruturas de controle de fluxo.

Um comentário sobre “Php para iniciantes, sintaxe php”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *