Introdução a linguagem php, guia para iniciantes em programação.

Neste guia para iniciantes em php, mostraremos como programar em php e criar código eficiente na linguagem. Esta introdução ao php aplica se a leigos e iniciantes na linguagem PHP – Será uma base para próximos artigos.

A linguagem de programação php é amplamente usada na web. Desde a criação de pequenos sites até grandes plataformas dinâmicas podem ser feitas com a linguagem php.


php logo
Inrodução ao php

Sobre a linguagem PHP

A linguagem de programação php permite a um programador criar Web sites dinâmicos e interativos, trazendo a quem navega uma  experiência de interatividade em tempo real.
Na liguagem PHP o desenvolvedor pode criar desde simples formulários, como os de e-mail, até salas de bate papo online, lojas virtuais e sistemas que interagem com Bancos de dados.
Os scripts PHP são executados diretamente no servidor e os resultados aparecem na tela do usuário, com a vantagem de não deixar o código a vista, isto significa segurança e flexibilidade. De segurança não há o que se queixar quando se programa em php, segurança, estabilidade e velocidade são outras carateristicas que descrevem bem a linguagem.
Para quem já trabalha com linguagens de programação C/C++, notará uma certa semelhança com a linguagem php em sua sintaxe.
Diferente de outras linguagens de programação, o código PHP pode se misturar com outras linguagens, como HTML. Tal detalhe na linguagem gera um melhor aproveitamento do código e facilidade muitas tarefas, alem de melhora o aprendizado para iniciantes e leigos. Como programar em php não é difícil, -pois a linguagem php tem uma sintaxe fácil e torna o php fácil para iniciantes ou leigos. É comum ver muito material disponível para aprendizagem, exemplos de códigos e muitos sites especializados na linguagem.

Breve História do PHP

Criador da primeira versão do php

Criado em 1994 pelo americano Rasmus Lerdorf. a princípio  a linguagem php foi usada para saber quem estava vendo seu currículo online, este uso limitou apenas Rasmus, seu criador. Em 1995 ficou disponibilizada uma versão que veio a ser utilizada por terceiros, conhecida como “Personal Home Page Tools”, e baseava-se num sistema de interpretação não muito sofisticado.

Em meados de 1995 Esta linguagem foi reformulada e rebatizada de PHP/FI, esta nova versão continha um interpretador de formulários HTML e o suporte ao SQL, que é a linguagem usada para bancos de dados.
Em 1997, o PHP já estava em cerca  de 50.000 sites  e já estava na terceira(PHP 3) versão ,  deste ponto, a linguagem PHP já não era mais trabalho para apenas uma pessoa, então passou a ser  mantido por uma equipe de desenvolvedores, e não só pelo seu criador. A linguagem PHP tem o código aberto, por isso pode contar com contribuições de usuários em volta do mundo.
No fim de 1998 Ganhou mais popularidade e já contabilizava mais de 100.000 sites a usar a linguagem PHP.

Passado algum tempo  o PHP já estava em 1.000.000 (Um milhão!!) de sites, hoje deve estar maior ainda e se encontra na versão 5( PHP 5).

Onde está o PHP

Não é difícil ver sites que usem o PHP como linguagem de programação base, basta você lembrar dos mais famosos em qualquer área. Para ver mesmo onde é usado a linguagem PHP, basta olhar, você vera formulários(sempre que você se registrar ou logar em algum site), salas online, fóruns, sites de pesquisa, relacionamento etc…
Basicamente a linguagem PHP está onde existe interação do site com o usuário.
Logo abaixo você pode ver que existe alguns campos que te permitem comentar este artigo, pois ali tem código PHP que vai processar os dados que você fornecer da maneira definida pelo desenvolvedor.

Como programar em php

Para programar em php é preciso ter um servidor web funcionando, para iniciantes ou leigos, não é interessante pagar por um servidor online. O ideal para leigo e iniciantes em php é instalar o php junto com um servidor web e um banco de dados em seu proprio computador. Em outra postagem mostramos os passos para faze esta tarefa e ter o windows, apache, php e mySql instalado no windows.

Se você é um iniciante em php ou leigo pesquisando mais sobre a linguagem php, provavelmente você precisa saber mais sobre apache, php e mysql. O php é o que já estamos tratando aqui, uma linguagem. O MySql é um banco de dados, responsável por estruturar dados, nele podemos armazenas vários dados que podem ser usados pelo php para gerar paginas em websites. O grande questionaento neste guia para iniciantes é, o que é o apache? bem, este é o servidor web, sem o apache o php não funciona, pois o php é uma linguagem web e depende de um servidor(embora hoje exista a possibilidade de desenvolver em php como para um computar).

Para ter o php, apache e MySql instalado siga nosso artigo no link abaixo

wamp – windows, apache, php e mysq

Para aprender a programar em php, é imprescindível que se tenha um servidor web com suporte ao php, ou seja, antes de continuar no guia de php para iniciantes e leigos, você deve realizar o procedimento acima. Como estamos tratando com php para inciantes e leigos, talvez seja mais pratico a instalação automatizada de ambos(apache, php e mysql), para realizar esta instalação você deve baixar o aplicativo wamp server, ele realiza tudo que foi descrito no artigo mencionado em uma só instalação.

Para dar continuidade siga para o próximo artigo de php para iniciantes, este no link abaixo:

Segunda parte: php para inicantes

2 respostas a “PHP para iniciantes, Introdução, história e uso na programação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *