Lógica de programação em php para iniciantes. Aplica a todas as linguagens de programação.

Php para iniciates, lógica de programação

Lógica de programação, o próprio nome nos da uma ideia do que exatamente é lógica de programação. Esta parte tem grande importância para a pessoa que queira saber como programar em php ou qualquer outra linguagem de programação. Recomendo que aprofunde-se na lógica de programação e tenha um bom domínio do assunto, isso ira garantir que você desenvolva soluções com muita facilidade e rapidez em PHP e em qualquer outra linguagem. -O domínio para desenvolver em uma linguagem esta quase todo em ter um pensamento lógico.
Não irei me aprofundar muito sobre lógica de programação, pois isso foge do foco em php para iniciantes e leigos, De qualquer forma entenda a lógica de programação bem. indico um link a seguir, podem pesquisar neste site. O que lhes passarei é o básico para podermos prosseguir.

Se você é iniciante em php e não leu nosso primeiro artigo, de uma olhada no link abaixo, onde fazemos uma introdução ao php para iniciantes e leigos

Introdução ao php

Lógica de programação

Quando organizamos uma sequencia de pensamentos para atingir algum objetivo, já estamos tendo uma programação lógica, de certa maneira podemos explicar tudo que acontece com a mente humana de uma maneira lógica, toda ação e ração seja ela automática ou não, segue uma lógica.
Tentar entender e explicar como você realiza suas ações é um ótimo exercício para desenvolver a lógica, tendo um domínio dela, ira te ajudar não só que você consiga programar em php, mas também te livrara de ficar doido em momentos emergenciais da vida. Momentos em que você fica se perguntando: “o que eu faço?, e agora? como isso funciona? qual sera a opção certa?…”, esta lógica de programação(humana) é muito vista na psicologia(não que eles a estudem, mas se você atentar vera ela la). Se você entender bem a lógica você terá um salto de vida. Repare como um vendedor te dobra,como um psicologo te explica algo que você sentiu,como um programa reage a suas ações, tudo é lógica, ou lógica de programação.

Ressaltos

lógica -> Técnica de encadeamento dos pensamentos que visa cumprir um objetivo.
Sequencia lógica -> Passos executados para atingir um objetivo.
Instruções -> uma ação a ser executada.

Lógica pratica

Para chegarmos as um objetivo, como foi dito, precisamos de uma sequencia lógica, para fazer uma sequencia lógica teremos de seguir as instruções, e é lógico que devemos seguir uma ordem lógica de instruções, parece complicado, tanta coisa lógica, mas vou dar um exemplo.
Para podermos beber água fazemos a seguinte sequencia lógica:

01 pegar o copo ->02 ir até o filtro ->03 colocar o copo embaixo da torneirinha->04 abrir a torneirinha ->05 esperar o copo encher ->06 fechar a torneirinha ->07 levar o copo até a boca->08 beber a água.

esta sequencia é lógica porque realiza instruções em ordem lógica para atingir um objetivo, não seria a mesma coisa se estas instruções fossem colocadas aleatoriamente, por exemplo, troque qualquer instrução de lugar e veja se o objetivo (beber água) sera atingido.
Darei uma exemplo de como desenvolver um contador de execução pela lógica de programação, onde os dados ficaram em um arquivo (acesso.txt)

01 abrir arquivo acesso.txt -> 02 ler conteúdo do arquivo -> 03 somar + 1 ao conteúdo lido -> 04 substituir conteúdo do arquivo pelo conteúdo lido -> 05 fechar arquivo

Observe agora como fica um código gerado em php com base na sequencia logica acima.

$arquivo = fopen("acesso.txt","r"); //$ é usado para definir uma variável
$conta_num = fgets($arquivo); // fopen e fgets são funções que executam passos lógicos
fclose($arquivo); // a função fopen abriu e a função fclose fecha o arquivo
$arquivo = fopen("acesso.txt","w"); // o que esta entre parentesis são parametrod "w", "r" e "acesso.txt"
$conta_num = $conta_num + 1; // as barras duplas são usadas para comentários e são desconsideradas
fwrite($arquivo,$conta_num) //fwrite escreve no arquivo que foi aberto com o parametro de escrita "w"
fclose($arquivo); // o arquivo é fechado

Note que para gerar o código PHP você precisara conhecer a sintaxe da linguagem, ela é compsta de varios criterios para que ações sejam realizadas, exemplo: acima tivemos de usar o caractere $ para definir uma variavel, porém com o que eu já falei, algumas pessoas, talvez só de analisar os scripts já vão conseguir desenvolver algumas coisas com PHP, isso se faz usando lógica. Recomendo que leia o próximo post no link abaixo.

Sintaxe em php – Php para inciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *