php
Ola caros leitores,
neste guia especial para iniciantes no php, trataremos da quebra de fluxo, que é muito usada em loops do tipo for, switch e while. Se você ainda não conhece estes loops pode visitar nossa postagem anterior sobre estruturas de controle de fluxo. É recomendado o entendimento dos loops para que o que for abordado aqui faça sentido.
Break:

O comando break  tem a tarefa de interromper o fluxo de uma sequencia de código. Utilizado  geralmente com o switch, mas tambem pode  ser usado em outros loops, veja abaixo um exemplo de uso do comando break:

 
1	$num = 1;
2	while($num != 0){
3	echo "$num <br>";
4	$num++;
5	if($num == 35){
6	echo "<br>$num é o valor maximo<br>";
7	break;
8	}
9	}
Analisando o código  acima podemos ver que, o laço esta protegido de ficar infinitamente executando um bloco de código, esta proteção é feita da seguinte maneira:
Um limite é definido, e uma condição é gerada para verificar a ocorrência deste limite.

 if($num == 35)

Havendo verdade na verificação acima, um outro bloco de código sera executado, nele esta a instrução break; e ela quebra o loop e direciona a continuidade da execução apos o bloco que ele quebrou.
Se você remover esta proteção provavelmente vera seu navegador travando, pois ele ira fazer calculos infinitamente.

Continue
O continue tem aplicação semelhante ao break, porem sua função é bem diferente. Ele não quebra o loop, apenas anula o bloco de código que seria executado no momento, e a função prossegue com a próxima sequencia de loop.
Veja abaixo um exemplo de uso desta instrução:
 
1	$num = 1;
2	while($num &lt <= 30){
3	$num++;
4	if ($num%2 == 0){
5	echo "$num é par&lt;br&gt;";
6	continue;
7	}
8	echo "$num&lt;br&gt;";
9	}

Rode este código e veja os resultados. Embora exista uma condição que limita a incrementação até o valor maximo de 30 while($num <= 30), o resultado vai até 31. Por anular o loop durante a execução do bloco correspodente ao if , ele é repetido novamente, onde o novo valor para a varavél $num é impar e menor que 30, e impede o if de chamar novamente o bloco que contem a instrução continue, isso porque ($num%2 != 0) “resto da divisão  31/2  é diferente de 0″ , e então o script chega ao fim.
Isto encerra a parte de quebra de fluxo,no próximo post  abordaremos as funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *